Expansão do Metrô: Estado publica desapropriações para extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra

O Governo do Estado de São Paulo oficializou nesta segunda-feira (28) a desapropriação de 29 imóveis na Zona Oeste da capital para viabilizar a extensão da Linha 4-Amarela do Metrô até Taboão da Serra. A medida foi publicada no Diário Oficial e integra o projeto que prevê a construção das novas estações Chácara do Jockey e Taboão da Serra.
› Veja o Diário Oficial com todas as desapropriações [PDF]
As desapropriações, que totalizam 12,4 mil metros quadrados, concentram-se principalmente na Avenida Professor Francisco Morato e nas ruas Osíris Magalhães de Almeida e Francisco Marson, nas proximidades do Parque Chácara do Jockey. A operação será conduzida pela concessionária ViaQuatro, responsável pela Linha 4-Amarela.
A nova estação Chácara do Jockey ficará em frente ao parque de mesmo nome e, após manifestações da comunidade, o projeto executivo foi alterado para preservar a área verde. O novo método construtivo, chamado Vala a Céu Aberto (VCA), substituiu o modelo anterior que previa escavações subterrâneas, ampliando a área necessária para desapropriação.
Segundo o governo estadual, a extensão da Linha 4-Amarela prevê 3,3 quilômetros adicionais de trilhos e deve beneficiar cerca de 110 mil passageiros por dia, com investimento estimado em R$ 3,4 bilhões. O governador Tarcísio de Freitas reafirmou em evento realizado em Taboão da Serra, no início de abril, que as obras deverão começar ainda em 2025, com conclusão prevista para 2028.
Essa é a segunda etapa de desapropriações no âmbito da ampliação da Linha 4. Em 2024, a Secretaria de Parcerias e Investimentos já havia publicado um decreto para terrenos destinados à futura Estação Taboão da Serra e a poços de ventilação e emergência.
A extensão representa uma conquista histórica para Taboão da Serra, que há anos reivindica integração ao sistema metroviário da capital.
O governador Tarcísio de Freitas comemorou ao lado da população o início das obras. “A partir dessa extensão, os moradores de Taboão da Serra terão acesso a mais serviços, além de educação e saúde, porque terão um transporte de qualidade. O passo que demos hoje nasce do sonho de cada cidadão daqui”, declarou. “A nossa rede está cada vez mais conectada. De fato, agora, o metrô é metropolitano porque vai sair de São Paulo e chegar a Taboão”, concluiu.
Projeto
O ramal do metrô será ampliado em 3,3 km com duas novas estações: Chácara do Jockey e Taboão da Serra, que atualmente se estende por 12,8 quilômetros, ligando a estação Luz até a estação Vila Sônia e 11 estações, mas passará a contar com 16,1 km e 13 estações, conectando a Estação da Luz a Taboão da Serra em aproximadamente de 26 minutos.
A estação de Taboão da Serra irá funcionar na antiga concessionária Sorana Sul, às margens da avenida Aprígio Bezerra da Silva (antiga rodovia Régis Bittencourt), ao lado do novo prédio da prefeitura de Taboão da Serra (onde funcionava a Niasi).
O terreno de 30 mil m² irá abrigar ainda um terminal de ônibus para receber passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra, além um bicicletário, áreas comerciais, salas técnicas e operacionais.