Fé e emoção marcaram encenação da Paixão de Cristo do Pirajuçara no ginásio Zé do Feijão
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
O ginásio Zé do Feijão, no Jd. Roberto, em Taboão da Serra, foi novamente palco do espetáculo religioso, a Paixão de Cristo, organizada pela Paróquia São João Batista. O evento esteve suspenso por três anos em decorrência da pandemia. O retorno da encenação da vida e morte de Cristo contou a presença do público que lotou o ginásio e se emocionou com a atuação dos atores, na noite de sábado, dia 7. Com a ajuda da tecnologia, o palco foi um dos destaques, que tornou a apresentação ainda mais encantadora.
Como já é tradição há 19 anos, a encenação da Paixão de Cristo do Pirajuçara acontece em dois dias. Na Sexta-feira Santa, é contada a vida e morte de Cristo. No domingo de Páscoa, a parte final, com a ressurreição, que acontecerá dia 9, a partir das 17h, também no ginásio de esportes Zé do Feijão e com a santa missa.
Dona Cristina Lemos, 63 anos, moradora do Jd. São Judas, falou da emoção de assistir ao espetáculo. Emocionada, ela elogiou a apresentação: “a peça é maravilhosa, os atores são fantásticos. Eu conheço essa história desde pequena, mas sempre me emociono e choro. Deus é maravilhoso, sou grata a Ele por ter enviado seu filho para nos salvar. Domingo estarei aqui, não vou perder”, disse emocionada.
Flávio Almeida, que interpretou Jesus “Três anos sem a Paixão de cristo, para nós, paróquia, hoje é um marco. Ter uma estrutura técnica, bonita, tão como essa, que a gente nunca havia tido, acho que contribuiu também para que o espetáculo fosse bonito, a dedicação das pessoas, agradecer a Deus, a gradecer a paróquia pelo convite. Não temos nenhum ator profissional, a união da gente, acho que isso faz a diferença”.
A interprete de Maria, Gilmara Ruas, contou da emoção de representar a mãe de Jesus. “Foi emocionante. Eu sou apaixonada por Maria, sou muito devota. Fazer Maria foi algo surreal pra mim. Primeira vez que eu represento Maria. A força dessa mulher, a força de Maria, de ver seu filho ali na cruz e mesmo assim, acolheu todos nós, não é pra qualquer uma. É surpreendente”, falou.
Padre Kirano, da Paróquia São João Batista, falou com a reportagem sobre o retorno da encenação da Paixão de Cristo. “Foi muito trabalho, muito esforço, e acredito que os responsáveis atingiram a meta. Acredito que todo o povo gostou e serviu para fazer um resumo da vida, sofrimento e morte de Jesus”.
O secretário de Desenvolvimento Social, Wanderley Bressan, acompanhou a apresentação do espetáculo, comemorou o retorno da encenação e falou do apoio da prefeitura ao evento.
“É um privilégio da prefeitura de Taboão da Serra, do governo Aprígio, poder participar de um momento tão importante da história da nossa cidade, que é a retomada da Paixão de Cristo. Nós estamos aqui no Pirajuçara, coração da cidade. A prefeitura de Taboão não poupou esforços para oferecer a melhor estrutura a altura da fé da paróquia São João Batista, a altura de todo amor, de toda dedicação que a comunidade colocou nessa paixão de Cristo, e o resultado foi uma linda mensagem de amor, de paz, de empatia, de solidariedade. E um verdadeiro espetáculo artístico. porque a nossa comunidade, além de muito solidária, é muito talentosa. Estou emocionado e muito feliz de poder ter compartilhado desse momento. Zé do feijão lotado e uma estrutura do tamanho que a paróquia São João Batista merece. Essa é a Paixão de Cristo do Pirajuçara do Pirajuçara que eu me orgulho muito”, declarou.
Na direção geral e adaptação de texto, Edson Ferreira, na direção coletiva estão Edson Ferreira e Joel Macedo.
“Muita emoção. Segurar a emoção a todo momento por conta dos atores e da entrega deles nesse momento de evangelização, mas principalmente de nós levarmos ao mesmo tempo para tanta gente a mensagem que é de amor”, comentou Edson Ferreira.
Serviço
19ª Paixão de Cristo do Pirajuçara
Local: Ginásio de Esportes Zé do Feijão – Estrada Kizaemon Takeuti, 1950 – Jd. Roberto
Encenação da Ressurreição: Domingo de Páscoa, dia 9 de abril, às 17h