Febre amarela é pauta de reunião do Conisud
Por Matheus Herbert, Gazeta de São Paulo
Na última semana, representantes das cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) se reuniram para debater o combate à febre amarela na região e também discutir melhorias nos municípios neste período de chuvas de verão. Criado em 2001, o Conisud é um conselho intermunicipal que reúne as cidades de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Cotia e Vargem Grande Paulista. Ele foi criado com o intuito de defender os interesses dessas cidades e formular soluções para os problemas em comum.
No diálogo, os representantes de cada município sugeriram soluções para casos como a melhoria no serviço de imunização e de que modo montar estratégias no trabalho de prevenção contra a febre amarela na região. Além disso, discutiu-se a melhor forma de conscientizar a população a não agredir os macacos. Esses animais não são responsáveis pela transmissão da doença, mas infelizmente tem sido vítimas de maus tratos em toda a região.
Uma outra pauta debatida no encontro, foi o “Projeto Verão”, que é um plano de ação que tem como objetivo resolver problemas com podas e quedas de árvores que causam interferências na rede elétrica, principalmente nesse período de chuvas. O projeto foi apresentado por representantes da Eletropaulo, e busca ajuda mútua entre as cidades do consórcio e a concessionária para agilizar a manutenção da rede.