Febre Amarela: macaco encontrado morto em Juquitiba acende alerta na região
Equipe da Vigilância Sanitária de Juquitiba recolhe corpo do macaco encontrado morto na estrada da Jacuba
São Paulo já registrou seis mortes por Febre Amarela neste ano, nenhuma delas na região. Mas as autoridades mantém um rígido controle para evitar que a doença se alastre na zona urbana.
Um macaco encontrado morto na última segunda-feira, dia 4, na Estrada da Jacuba, em Juquitiba, em uma área de mata fechada deixou moradores da região preocupados. Uma a equipe da Vigilância Sanitária foi até o local e levou o animal para a realização de exames para entender a causa da morte.
Segundo a Vigilância Sanitária os exames serão feitos para identificar a causa da morte do animal, se ela tem relação com Febre Amarela ou não. Os resultados devem sair nas próximas semanas.
A Febre Amarela é uma doença que se mantém no ambiente, em um ciclo silvestre, e é transmitida por mosquitos. O macaco é importante, pois serve como indicador da presença do vírus em determinada região. Caso a população encontre macacos mortos ou doentes, deve informar o mais rapidamente o serviço de saúde do município.
Sintomas
A febre amarela é uma doença infecciosa, transmitida através da picada de mosquitos. Em áreas urbanas, a disseminação é intensificada pelo mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são: início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômito, fadiga e fraqueza.
Com informações do site Primeiro Notícias