Febre amarela: Prefeito Jorge Costa declara Estado de Alerta em Itapecerica da Serra
O prefeito Jorge Costa decretou nesta sexta-feira, dia 19, Estado de Alerta em Saúde, medida tomada por causa dos casos de febre amarela na cidade. A medida visa priorizar a vacinação de moradores e pessoas que trabalham no município, evitando que pessoas de fora utilizem a rede pública em busca da vacina. Veja aqui o decreto.
O artigo 1º do decreto diz: “Estado de Alerta em todo o território Municipal, para que na Cidade circulem apenas residentes, trabalhadores ou pessoas com real e efetiva necessidade de circulação”. Apesar dos termos, o que a prefeitura quis expor foi que a aplicação da vacina, nas Unidades de Saúde do município, vão exigir a comprovação de um dos três fatores citados.
Em um comunicado postado na página oficial da prefeitura de Itapecerica da Serra, a assessoria alerta que “quem não mora ou circula próximo a áreas de mata nativa só poderá adquirir o vírus por meio do ciclo urbano da doença, que não ocorre no Brasil desde 1942. Este ciclo apenas acontece afetando primeiros os moradores das áreas de mata, por isso é importante a vacinação do público correto”.
Itapecerica da Serra registrou a morte de pelo menos 33 macacos em suas matas, que cobrem boa parte do município. No final do ano passado, um morador de Taboão da Serra que passou as festas de fim de ano na cidade foi infectado com vírus e morreu no último domingo, dia 14, vítima da doença.
O município é considerado um dos mais problemáticos nesse surto de febre amarela. Com uma estimativa de 170.927 habitantes em 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quantidade de pessoas que já foram imunizadas corresponde a 52% da população. A meta é vacinar todos os moradores, excluindo apenas os que pertencem ao grupo de contraindicações (conforme relação abaixo).
A prefeitura alertou moradores de outras cidades através de comunicado que “quem reside em área segura e decide ir se vacinar em áreas contaminadas, se coloca em situação de alto risco (uma vez que a vacina só passa a imunizar a pessoa após dez dias), além de aumentar a chance de uma possível volta do ciclo urbano”.
A vacinação em Itapecerica da Serra está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Saúde da Família (USFs). Devido à alta procura pela vacina, e os demais atendimentos realizados pelas Unidades (odontologia, consultas médicas, entre outros), a entrega de senhas para vacinação, durante a semana, é das 8h às 14h. Para receber a dose disponível para a cidade, válida para toda a vida, é preciso o morador levar a carteira de vacinação, ou documento com foto, e não pertencer ao grupo de contraindicações. Confira!
Não devem tomar vacina contra a febre amarela
– Pessoas com alergia ao ovo;
– Mulheres em qualquer fase de gestação;
– Mulheres amamentando bebês com idade abaixo de 09 meses;
– Pacientes portadores de HIV/ AIDS (somente com avaliação médica);
– Pacientes em tratamento com radioterapia/ quimioterapia;
– Pacientes que fazem tratamento com corticoides;
– Pacientes submetidos a tratamento com imunossupressores;
– Pacientes portadores de doenças autoimunes;
– Bebês com idade abaixo de 09 meses;
– Pacientes que já tomaram a vacina anteriormente;
– Pacientes portadores de doenças hepáticas, hematológicas, renais e neoplásicas.