Fernandes entrega 12 motos para GCM e promete videomonitoramento inteligente
O prefeito Fernando Fernandes deu início ao pacote de medidas para a segurança pública de Taboão da Serra. Nesta quinta-feira, dia 10, foram entregues para 12 novas motos para a GCM que irão reforçar o patrulhamento na cidade.
Fernandes ainda prometeu para os para os próximos meses o início do videomonitoramento inteligente, construção de mais uma base, além da contratação de 43 novos guardas municipais. “São medidas que estamos tomando para melhorar cada vez mais a segurança aqui em Taboão da Serra”, destacou.
As 12 motos que já estão nas ruas de Taboão da Serra desde essa quinta-feira irão trabalhar de uma nova forma. A cidade foi divida em seis regiões e serão formadas seis duplas que irão realizar o patrulhamento preventivo. Outras seis motos que já estavam em operação continuam dando apoio as operações policiais.
A aquisição de novas motos era uma determinação do prefeito para melhorar a agilidade da GCM. “A maioria dos criminosos usam motos para fazer seus assaltos e a gente correndo atrás com viaturas, agora com as motos a GCM vamos ter uma agilidade maior. E o bandido não quer dificuldade, quando ver, vão procurar outra localidade”, disse.
Com as novas motos, Fernandes também passa a colocar em prática um projeto que ele já vinha anunciando. Pelo menos quatro viaturas irão ficar ao lado das bases móveis nas entradas de Taboão da Serra. “Com a chegada das motos, poderemos deixar pelo menos quatro viaturas estacionadas, de forma permanente, onde hoje estão as bases móveis e poderão fazer o patrulhamento pela região e é uma medida que vai melhorar muito a segurança na nossa cidade”, afirmou.
Ainda em relação as bases, Fernandes disse que a prefeitura já reservou R$ 60 mil do orçamento para a construção de uma base de alvenaria no Intercap, um dos pontos mais críticos do município. “Temos base que são importantíssimas, como a do Intercap na divisa com o [Jd.] João XXIII. Essa base será reconstruída em alvenaria local, isso já é certo”.
Sobre a base do Marabá, que atualmente funciona em uma carreta estacionada na rotatória, o prefeito disse que há um estudo para a mudança, uma vez que a base está desgastada pelo tempo.
Mais GCMs
A prefeitura também autorizou a contratação de 43 novos Guardas Civis Municipais que já começaram o treinamento e dentro de 90 a 120 dias estarão reforçando o efetivo da GCM que passará a contar com 260 guardas.
A frota da GCM passa de 20 para 32 viaturas, sendo quatro viaturas da ROMU, mais 10 viaturas que fazem o patrulhamento padrão, além de 18 motos em operação.
Videomonitoramento
Questionado sobre a instalação do sistema de videomonitoramento inteligente, o prefeito afirmou que os estudos já foram concluídos. “Está bem adiantado, estamos finalizando o processo de concorrência e nos próximos 10, 15 dias, vamos assinar o contrato com a empresa responsável”
De acordo com Fernando Fernandes, a empresa já teria feito alguns testes na cidade. “Inclusive já tivemos uma demonstração no Parque das Hortênsias, de como irá funcionar. Nossos secretários, nosso corpo técnico, comandante da guarda, participaram e ficaram muito animados”.
O videomonitoramento em Taboão da Serra irá formar uma “muralha” em todas as entradas e saídas da cidade. As câmeras serão inteligentes e irão detectar, através das placas, se os veículos são roubados e a partir daí a central é avisada e manda uma viatura para abordar o carro suspeito.
“Nossa expectativa é que nos próximos 30, 40 dias o videomonitoramento já esteja operando”, garantiu o prefeito.