Fernando Fernandes afirma que funcionalismo terá reajuste em 2019
Servidores municipais estãohá quase 20 anos sem reajuste salarial; proposta de Fernandes irá atender todas as categorias
O prefeito Fernando Fernandes durante desfile cívico de 7 de Setembro quando anunciou o reajuste para o funcionalismo
O prefeito Fernando Fernandes garantiu nesta sexta-feira, dia 7, que irá propor no Orçamento Municipal de 2019 um reajuste para os servidores públicos municipais, além de criar uma regra para que a reposição seja anual. Fernandes disse que a recomposição salarial deve ser, no mínimo, o valor da inflação.
Fernandes garantiu que o funcionalismo será contemplado no próximo ano. “Já estou discutindo isso [reajuste salarial] e na segunda vamos ter uma reunião com os nossos sete vereadores para discutir e incluir no orçamento que nós estamos enviando para Câmara”.
Outra proposta que o prefeito revelou que irá encaminhar é um dispositivo que garanta a reposição anualmente. “[vamos] incluir uma cláusula que diz o seguinte: a partir do ano que vem, e eu terei dois anos ainda para cumprir com isso, teremos que repassar pelo menos a inflação no reajuste salarial todo ano”.
Sobre o valor do reajuste, Fernandes disse que não poderia afirmar, neste momento, qual será porcentagem proposta no orçamento. “Nós estamos estudando, estamos fazendo projeções, eu falei com o Takashi [secretário de administração] e com o Adelço [secretário de finanças] e estamos fazendo essa projeção, no orçamento vocês vão saber”.
O orçamento municipal deve ser enviado para a Câmara Municipal nos próximos dias e a votação acontecerá até dezembro. Na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que é uma espécie de esboço do Orçamento, votada no meio do ano, não estava previsto nenhum reajuste salarial para o funcionalismo.
Questionado na coletiva se a decisão de reajuste veio após pressão dos vereadores de oposição que apresentaram um requerimento na terça-feira, dia 4, pedindo explicações sobre a falta de reposição salarial, Fernandes negou. “Não, o servidor merece. Esse ano tivemos uma pequena reação na arrecadação. A gente espera que com o novo governo [federal] a arrecadação também suba, que o ambiente do Brasil seja mais otimista, e com isso a gente possa passar isso ao funcionalismo”.
Fernandes também garantiu que o aumento será geral, para todas as categorias. O funcionalismo público municipal sofre há quase 20 anos sem uma reposição salarial, nesses anos, algumas categorias tiveram reajustes pontuais.
Votação
A presidente da Câmara Municipal, Joice Silva, o reajuste dos servidores é uma conversa que já existia entre os vereadores e o prefeito. “No ano passado nós fizemos um requerimento e desde então a gente vem conversando com o prefeito a possibilidade desse reajuste, que agora está muito próximo”.
Joice também disse que a reposição será, no mínimo, o valor da inflação. “O funcionalismo merece, esse reajuste deve ser anual, esse é um dever nosso enquanto poder público”.