Fernando Fernandes anuncia instalação de mais 25 câmeras de monitoramento
Fernando Fernandes durante entrevista ao Portal O Taboanense: ampliação do sistema de monitoramento
Em entrevista ao Portal O Taboanense o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) anunciou que Taboão da Serra terá, até o final do ano, 25 novas câmeras de monitoramento inteligente. A cidade possui atualmente 40 equipamentos instalados em pontos estratégicos interligados com o Centro de Operações e Inteligência (COI).
O sistema de monitoramento inteligente já ajudou na solução de diversos casos de violência, como, por exemplo, na prisão do motoqueiro do escadão que agia em Taboão da Serra e que foi preso com a ajuda da tecnologia.
Além disso, só no primeiro mês, o COI já flagrou descarte irregular de entulho, identificou quatro veículos roubados, que foram recuperados, localizou um automóvel usado em sequestro, além de carros e motocicletas utilizadas em assaltos na cidade.
Segundo Fernandes o sistema tem apresentado resultados muito positivos. “Tivemos diversos casos evidentes da eficácia do monitoramento por câmeras inteligentes. Percorremos a cidade com um especialista da empresa que instalou o sistema e vamos implantar mais 25 câmeras, fechando o cerco contra os criminosos”, disse ao Portal O Taboanense com exclusividade.
As próximas 25 câmeras deverão ser instaladas nas diversas divisas de Taboão da Serra com São Paulo e Embu das Artes, cidades que fazem divisa e são usadas como rotas de fuga por criminosos que praticam crime. A prefeitura também está instalando bases fixas nas principais divisas municipais.
A intenção é ampliar o monitoramento com câmeras inteligentes, que “leem” as placas dos veículos e consegue emitir um alerta para a Guarda Civil Municipal se os veículos identificados são roubados ou participaram de alguma ação criminosa. A ampliação do sistema também será feito por equipamentos já em uso nas ruas de Taboão da Serra.
“Vamos aproveitar as outras câmeras que já temos em funcionamento na cidade, as de trânsito, por exemplo, elas também serão usadas para esse monitoramento nos próximos meses, então vamos ampliar muito nossa cobertura. Taboão da Serra é uma cidade que vem investindo em tecnologia para prevenir e prender esses criminosos”, lembrou Fernando Fernandes.
COI
O Centro de Operações e Inteligência funciona em Taboão da Serra desde o dia 29 de junho por meio de 40 câmeras de alta resolução instaladas em locais estratégicos da cidade e, por ter seu sistema conectado com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, consegue identificar também veículos usados para a prática de crimes em outros municípios de São Paulo.
“Um carro envolvido em atropelamento com vítima fatal em outra cidade entrou em Taboão e foi flagrado pelas câmeras. Sem dúvida, ter um sistema de videomonitoramento tão eficaz é um grande diferencial para auxiliar a GCM e diminuir os índices de criminalidade”, explicou o secretário de Segurança e Defesa Social de Taboão, Walter Paulo.
Além de trabalhar em conjunto com a GCM, as câmeras de videomonitoramento também são usadas para orientar agentes de trânsito e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) sobre locais de ocorrências. O COI opera todos os dias, de forma ininterrupta.
O sistema de comunicação via rádio também foi beneficiado e interligado entre SAMU, Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito. Com essa ação, por exemplo, haverá mais agilidade na ação do SAMU no atendimento às ocorrências de acidente de trânsito.