Fernando Fernandes anuncia que reabertura gradual do comércio e serviços começa na segunda-feira
O prefeito Fernando Fernandes durante entrevista ao Portal O Taboanense
O prefeito Fernando Fernandes anunciou que a reabertura gradual do comércio e o início da flexibilização começa a valer na próxima segunda-feira, dia 15, em Taboão da Serra. O Governo do Estado colocou todas as cidades da Grande São Paulo na fase 2, laranja, onde algumas atividades econômicas passam a ser liberadas.
Em entrevista ao Portal O Taboanense, Fernando Fernandes pontuou que a reabertura deverá seguir critérios e protocolos e pediu que os moradores mantenham todas as medidas de proteção e que evitem aglomerações. Segundo ele, a pandemia ainda é séria, preocupa, e essa flexibilização não é uma volta a rotina de antes do coronavírus.
O prefeito disse que “Taboão da Serra passou da fase vermelha para a fase laranja, onde já é permitido a abertura do comércio em geral. Então a partir de segunda-feira, dia 15, algumas atividades poderão voltar ao funcionamento, mas tudo isso mediante a protocolos que serão definidos em conjunto com os comerciantes e prestadores de serviço”.
Fernandes garantiu que vem conversando com os setores da economia para definir os critérios de reabertura. “Nós temos nos reunidos com diversos setores, com os comerciantes, que poderão reiniciar suas atividades, mas seguindo protocolos. Claro, não queremos impor nenhuma restrição, por isso estamos discutindo algo viável, exequível, para que essas empresas possam voltar, aos poucos, a sua vida normal”.
Na fase laranja, que Taboão da Serra e região entrarão a partir do dia 15, podem funcionar atividades imobiliárias, escritórios e comércio em geral. Ainda existe a restrição para salões de beleza e cabeleireiros, bares e restaurantes, academias, teatros e cinemas, que deverão permanecer fechados.
Buscando uma solução para o setor de cabeleireiros, Fernandes disse que tentará uma autorização especial com o Governo do Estado para que os salões possam reabrir já na fase laranja. “Taboão da Serra tem uma peculiaridade, temos muitos desses salões e vamos levar essa reivindicação para o governador”.
Fernando Fernandes disse que a partir de segunda-feira shoppings, galerias, centros comerciais, serviços e comércio em geral poderão reabrir. “O que precisamos deixar claro que a pandemia não acabou, houve o achatamento da curva, mas precisamos continuar atentos, usando sempre máscaras, álcool em gel e sempre lavando as mãos”.
Mãos atadas
Sobre as críticas que parte dos comerciantes fizeram sobre o fechamento de lojas e serviços, Fernandes disse que “a quarentena não é uma decisão do município, é uma decisão do Estado. Hoje existe um comitê, com figuras muito especiais, médicos, especialistas, que estabeleceram todo esse protocolo”.
O prefeito disse entender o descontentamento de alguns. “Eu fico muito penalizado com essa quarentena, eu sei que os comerciantes sofrem, pessoas que dependem muito do funcionamento, isso nos deixa comovidos, em uma situação muito ruim. Mas essa epidemia é muito mais séria do que muitos estão entendendo. Nossa função primordial é preservar vidas”.