Fernando Fernandes decreta estado de calamidade pública e comércio irá fechar
O prefeito Fernando Fernandes decretou neste sábado, dia 21, estado de calamidade pública em Taboão da Serra. A partir das 19h, todo comércio e prestação de serviço, inclusive bares e casas noturnas, deverão permanecer fechados até segunda ordem. Os comerciantes que abrirem seus estabelecimentos poderão ter seus alvarás de funcionamento cassados.
Em um vídeo divulgado por volta das 13h20, Fernandes disse que a exceção serão os supermercados, farmácias, restaurantes, feiras livres, padarias, lanchonetes, lojas que vendem produtos para animais, açougues, postos de combustíveis, lojas de conveniência e serviço de entrega.
Fernandes lembrou que mesmo esses comércios que ficarão abertos deverão evitar aglomerações e fornecer proteção para seus funcionários e clientes, oferecendo álcool em gel e realizando limpeza redobrada.
“Infelizmente muitos não respeitaram nossas recomendações e houve aglomeração de pessoas, principalmente em bares e casas noturnas. Nós vivemos um momento em que temos que pedir além de colaboração, o sacrifício de muitos, para que vidas sejam salvas”, disse.
Fernando Fernandes ainda afirmou que “como prefeito e como médico tenho responsabilidade dobrada, por isso aviso, quem não respeitar as determinações da prefeitura sofrerá as penalidades legais e poderá ter a cassação dos seus alvarás de funcionamento”.
Apesar das medidas extremas, o prefeito disse que o momento não é para pânico, mas para todo morador ter o cuidado redobrado e seguir as recomendações, como o distanciamento social, ficando em casa e tomando todos os cuidados com a higiene de mãos.