Fernando Fernandes decreta situação de emergência após chuvas intensas
O prefeito Fernando Fernandes decretou nesta segunda-feira, dia 10, situação de emergência em Taboão da Serra após a chuva intensa da madrugada. A Defesa Civil do Estado de São Paulo ofereceu apoio e a prefeitura aceitou e está definindo qual tipo de auxílio – como kits dormitório, higiene pessoal, limpeza e vestuário – e a quantidade que será necessária.
› Acompanhe a cobertura completa das fortes chuvas que atingiram Taboão da Serra e região
A chuva intensa que caiu durante a madrugada da segunda-feira em Taboão da Serra foi uma das maiores registradas na história da cidade. Segundo a Defesa Civil, em quatro horas choveu 143mm, cerca de 65% do esperado para todo mês de fevereiro no município. A situação de emergência se caracteriza pela iminência de danos à saúde e aos serviços públicos.
O rescaldo realizado pela Defesa Civil apontou que 183 famílias foram atingidas pelas chuvas desta segunda-feira, pelo menos 10 casas foram interditadas com risco de desabamento, três na rua Henrique Robba, quatro na rua Neusa Demétrio e outras três na rua Nicolau Gentile.
Segundo um informativo do Governo do Estado, Taboão da Serra tem 32 pessoas desalojadas. A prefeitura enviou colchões e cobertores, água e marmitex, após a limpeza das ruas. Foram distribuídos para cerca de 150 famílias kits de higiene com pano de chão, vassoura, rodo, cloro, cândida e desinfetante para limpeza das casas e comércios. Os moradores que tiveram contato com a água dos córregos foram vacinadas e orientadas sobre doenças como Lepstospirose.
Após a decretação da situação de emergência, a prefeitura irá definir os critérios para isentar do pagamento de IPTU as casas atingidas pela enchente. Segundo a prefeitura “Em geral, o contribuinte que tiver seu imóvel afetado por enchente deve se dirigir ao ATENDE e solicitar a isenção do imposto. Fotos e vídeos podem ser anexos ao processo como prova de que houve damos aos imóveis e bens materiais”.