Fernando Fernandes diz que escolha de Bressan para cultura foi decisão pessoal
Bressan desenvolveu projeto com a deputada Analice Fernandes antes de assumir a secretaria de cultura: sem interferências
Conforme revelado pelo Blog do Toledo na tarde da última segunda-feira, dia 21, o prefeito Fernando Fernandes rechaçou qualquer indicação para a nomeação de Wanderley Bressan ao cargo de secretário municipal de Cultura de Taboão da Serra.
Durante entrevista ao Portal O Taboanense no sábado, dia 19, Fernandes foi enfático ao dizer que o nome de Bressan partiu de uma decisão pessoal. “O Bressan foi uma escolha minha, minha! Não tem ninguém atrás da escolha do Bressan, ele não é indicação de absolutamente ninguém”.
Fernandes confirmou que a nomeação é técnica e não passou por nenhum critério político. “Tenho observado ele [Bressan] há um tempo, ele é um menino muito inteligente, muito envolvido com os segmentos de cultura. E eu estava procurando alguém há algum tempo. Eu acho que a secretaria de cultura não desenvolveu um trabalho que eu esperava que fosse desenvolvido”, disse.
Sobre a decisão, Fernandes deixou claro que deseja uma nova postura na secretaria. “Quando decidi, me veio à mente o Bressan, que era assessor da Analice. Eu conversei com ela para me ceder o Bressan, porque acho que ele é a cara da cultura. Ele tem uma interlocução muito boa com os agentes culturais da cidade e ele vai dar uma renovada, vai dar uma levantada na cultura”.
Fernandes ainda disse que “tenho certeza que nós não vamos nos arrepender dessa escolha”. Bressan assumiu o cargo há cerca de 10 dias e já vem impondo sua administração. Em entrevista exclusiva ao Portal O Taboanense ele prometeu tirar a cultura do marasmo e colocar a cidade novamente do circuito de grandes eventos.
Ao Portal O Taboanense Bressan falou dos desafios, novos projetos e parcerias para criar políticas públicas de cultura na cidade. Também falou sobre o convite para assumir a pasta, da confiança que adquiriu do prefeito e da deputada Analice Fernandes, e sobre sua saída do PT.
Como o senhor recebeu o convite para assumir a Secretária de Cultura de Taboão da Serra?
Fiquei muito surpreso. Eu estava em um momento de muita dedicação no mandato da deputada Analice [Fernandes], porque esse é um ano importante pra ela, é a reeleição dela, quando o prefeito Fernando [Fernandes] me convidou para uma conversa e fez a proposta para eu assumir a secretaria de Cultura. Estou muito feliz com esse momento político que estou vivendo, acho que é um momento ímpar. E para qualquer agente político quando recebe um convite como esse de assumir uma pasta em um governo, é motivo de muito orgulho, muita honra e responsabilidade também.
Quais serão suas primeiras ações na Secretaria? E as oficinas ganharão um destaque maior?
Nosso primeiro compromisso é continuar o trabalho que já vem sendo executado. E, é importante dizer que hoje a cultura com suas oficinas de música, dança, teatro, artes plásticas atendem mais de 1.500 alunos. Não é qualquer coisa. Temos uma escola de bailado que é referência no estado de São Paulo e no país, é extremamente respeitada, premiada inclusive. Nós temos o compromisso de fortalecer a escola de bailado, encontrar caminhos para elevar o nível de qualidade das aulas, assim como as demais oficinas.
O senhor comentou que pretende captar recursos para financiar projetos culturais, como pretende fazer?
Estamos organizando uma força tarefa para ter uma equipe dedicada em identificar possíveis convênios e financiamentos com o governo do estado e governo federal, para que a gente possa viabilizar recursos para financiar projetos culturais na cidade. Assumi agora e já estamos correndo para escrever um projeto e concorrer ao ProAC Municípios, em que Taboão da Serra poderá receber até R$ 200 mil para financiar projetos de iniciativa popular.
Pretende conversar com os coletivos da cidade para ampliar o trabalho que já vem sendo desenvolvido por eles na cidade?
Eu carrego na minha trajetória a marca do diálogo, então nós vamos priorizar uma interlocução constante com todos os produtores de cultura, coletivos, iniciativas culturais da cidade. Outra prioridade é retomar e fortalecer as intervenções culturais de teatro, acho que Taboão pode ter uma agenda mais intensa de espetáculos teatrais.
A Secretaria de Cultura irá utilizar a Arena Multiuso para desenvolver oficinas e promover eventos?
A Arena Multiuso está no coração da cidade, no meio de uma região latente, e tenho certeza que reserva muitos talentos artísticos. Vamos preparar a Arena para receber as atividades e muito em breve nós vamos ter uma agenda intensa de atividades culturais lá. Não tenho dúvida que a Arena Multiuso será o maior polo cultural e de arte da nossa região. Outros espaços também serão utilizados, como por exemplo o Parque das Hortênsias e a biblioteca municipal.
Depois de 16 anos o senhor se desfilou do PT. Por quê?
Bressan: Passei 16 anos em outro partido político, onde eu aprendi, pude também contribuir para minha cidade. Meu ciclo se fechou nesse outro partido político, no momento em que eu percebi que Taboão da Serra não fazia parte das prioridades e das estratégias políticas daquele partido. E é extremamente contraditório, eu que sempre defendi uma política mais humana de transformação social, priorizar uma sigla partidária em detrimento dos interesses da minha cidade.
O senhor disse que foi bem acolhido pelo grupo do prefeito Fernando Fernandes e deputada Analice Fernandes?
Mais uma vez preciso reafirmar que estou muito feliz, motivado e muito honrado em ser acolhido por esse grupo político, em ser respeitado pelo prefeito Fernando Fernandes e a deputada Analice Fernandes. Nesse grupo eu pude perceber o quanto nós convergimos ideologicamente, o quanto nós pensamos na importância de construir uma cidade mais humana, mais justa. E eu estou muito feliz em poder fazer parte desse projeto, em contribuir, agora ocupando a Secretaria da Cultura. Uma pasta que eu tenho muita identidade, que faz parte da minha militância, da minha trajetória política. Eu preciso agradecer mais uma vez a confiança que o prefeito tem depositado em mim, estou muito empenhado em corresponder as expectativas que o prefeito tem em relação ao nosso trabalho. E principalmente trabalhar incansavelmente para que Taboão da Serra tenha uma política de cultura de alto nível e que de fato a cultura seja um instrumento para transformar a vida das pessoas, para promover a cidadania, justiça social e incentivar as produções artísticas e culturais do nosso povo.
Mesmo estando na Secretaria de Cultura, o senhor continuará colaborando em prol da reeleição da deputada Analice Fernandes?
Eu assumi a Secretaria muito motivado e feliz, e ao mesmo tempo uma parte do meu coração eu deixo lá no mandato da deputada Analice. Foram oito meses de aprendizados constantes, muita troca, empatia, que ficarão marcados na minha vida. A deputada é um exemplo de atuação parlamentar. E pode ter certeza que aos fins de semana eu serei um soldado para trabalhar e reeleger a deputada Analice, que é vital para o desenvolvimento da nossa cidade, da região e do estado de São Paulo.