Fernando Fernandes sanciona Orçamento, mas veta emendas de vereadores
O Prefeito Fernando Fernandes que sancionou o Orçamento Municipal nesta quarta-feira
Rose Santana
O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) sancionou na tarde desta quarta-feira, dia 6, o Orçamento Municipal de 2019. O projeto recebeu diversas emendas dos vereadores de oposição o que causou muita discussão e polêmica, tornando a votação do orçamento uma verdadeira batalha durante o mês de dezembro e início de janeiro.
Entre as emendas apresentadas pelos vereadores do Bloco Independente e Harmônico (BIH) está a que deixa explícito o aumento para o funcionalismo público de Taboão da Serra. Apesar de ter vetado a emenda, assessores do prefeito Fernando Fernandes garantem que o reajuste será concedido ao funcionalismo.
O vereador Eduardo Nóbrega (PSDB) disse ao Portal O Taboanense que o aumento dos servidores públicos é inegociável e que a Câmara Municipal poderá derrubar o veto do prefeito. “O prefeito precisa pegar o telefone e ligar para o presidente da Câmara Municipal, em um gesto institucional, e iniciar uma conversa, marcar uma reunião para explicar a questão do reajuste, não vamos abrir mão do aumento, não há condição de conversa sem o reajuste”.
O presidente da Câmara, Marcos Paulo + (PPS), se manifestou sobre o veto das emendas: “É uma vergonha o prefeito vetar essas emendas de cunho social e também de justiça. O funcionalismo está há 20 anos esperando por esse aumento, nós vamos lutar por essas emendas. Bem como o Bilhete Único e também do Vale Refeição para nossos funcionários, assim como R$ 3 milhões para a Segurança Pública. Nós não vamos desistir. Quer deixar claro que o presidente só vota em caso de empate, mas que a população pode contar com o meu apoio, meu empenho e meu voto favorável as emendas”
Vereador de oposição Professor Moreira (PSD), autor de grande parte das emendas, disse que antes de apresentá-las ouviu a sociedade, estudou a peça orçamentária e garantiu que há verba para executar todas as ações. “Coloquei essas emedas em tempo e todas são legais […] Entendo que o prefeito deve satisfação para a sociedade que espera ver essas obras. E o funcionalismo não pode se contentar com o que foi colocado, que a inflação do ano foi 3,5% O funcionalismo tem perdas, acredito que já batem 80% ou 90% do salário deles. Como que o prefeito quer dar 3,6%? Esse percentual é muito pequeno. Reservamos R$ 44 milhões do orçamento para reajuste salarial […] Vou trabalhar junto aos pares para que a gente derrube o veto sobre todas as emendas”, garantiu Moreira.
A vereadora Joice Silva (PTB) disse em entrevista na manhã desta quinta-feira, dia 7, que o reajuste está mantido. “O reajuste está garantido no orçamento, na peça original que veio do prefeito e foi discutido a exaustão. Fora isso, o prefeito tem um compromisso, feito para todos nós vereadores da base e de público no dia 7 de setembro, que enviaria para a Câmara um projeto para fazer o reajuste. Então o reajuste dos servidores está garantido”, afirmou a vereadora.
O prefeito Fernando Fernandes deve enviar para a Câmara Municipal um projeto regulamentando o reajuste e determinando a faixa de aumento prevista no orçamento. Nos bastidores comentasse que os funcionários terão um aumento maior do que a inflação do ano passado, que ficou em 3,2%.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Taboão da Serra “o reajuste está mantido como previsto na peça orçamentária. Agora a prefeitura tem um orçamento, não tem mais o remanejamento de 30%, mas tem um orçamento. O prefeito deve enviar o projeto sobre o reajuste nos próximos dias. Tem um prazo pra isso. Mas será ainda esse mês”.