Festa Cigana acontece em dezembro, no Embu
O grande lema cigano: “O céu é meu teto, a terra é minha pátria e a liberdade minha religião” será vivido com toda a intensidade nos dias 04 e 05 de dezembro, em uma grande Festa Cigana a ser realizada pelo Templo Guaracy do Brasil. A festa terá inicio com a II Peregrinação a Santa Sara Kali que partirá do largo do Rosário, Centro do Embu das Artes, em direção ao Espaço Mataganza às 10 horas do dia 04.
A Romaria terá a participação de ‘roms’ e de ‘gajes’ que em romanês quer dizer ciganos e não-ciganos, respectivamente. A imagem da Santa Sara Kali, a santa padroeira dos ciganos, que atravessou o oceano e veio de Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer, na França, será conduzida por todos os clãs ciganos que se fizerem presentes, Kalderash, Moldowaia, Sibaia, Roraranê, Hitalihiá, Kalé, Mathiwia, com orações, música, canto, danças e queima de fogos.
A abertura da festa se dará com a exaltação a Santa Sara Kali e será acompanhada por cavaleiros, percorrendo as ruas do centro do Embu das Artes, passando pela estrada da Ressaca, Caputera, fazendo durante o percurso 7 (sete) paradas (Estações,) seguindo até o Espaço Mataganza, onde será entregue a Santa em seu altar consagrado.
O Espaço Mataganza dará lugar a toda a expressão de arte, musica, dança, tradição, alegria e cultura do povo cigano que será representada nas tendas com exposições de artesanato em cobre, palha, vestuário, na ‘leitura de sina’ou sorte, através de quiromantes, comidas típicas e shows Gajes e roms estão convidados.
O sitio da Mataganza está localizado na Estrada da Caputera n° 895 (próximo a Cidade das Abelhas). Ingressos no local a R$ 5,00. Para mais informações com Solange no telefone 9954-1025 ou no jornal Gazeta do Taboão: 4701-3010.
A Festa Cigana é uma iniciativa do Templo Guaracy do Brasil e tem o apoio da Prefeitura de Embu das Arte, Prefeitura de Cotia e Gazeta do Taboão.
› O texto segue as regras ortográficas da língua portuguesa vigente na época da sua publicação