Fiéis de Taboão da Serra celebram Corpus Christi com procissão, tapetes e missa
Procissão de Corpus Christi em Taboão da Serra em 2019
Diversas paróquias de Taboão da Serra receberam milhares de devotos nesta quinta-feira, dia 20, na celebração de Corpus Christi. Na cidade, a comemoração mais tradicional acontece no centro, onde os fiéis do Santuário Santa Terezinha, confeccionam tapetes de serragem há 21 anos consecutivos.
› Veja mais fotos da celebração de Corpus Christi em Taboão da Serra
Este ano, diferente dos anteriores, a programação sofreu uma alteração, a missa foi celebrada antes da procissão pelos tapetes, ela começou às 15h no Santuário Santa Terezinha. Mais de três mil pessoas, segundo a organização, prestigiaram a celebração. A procissão seguiu pelo menos percurso e durou pouco mais de uma hora.
De acordo com o advogado e ex-vereador Alexandre Depieri, neste ano o tema dos tapetes foi definido no início do ano. “Por orientação do Monsenhor Aguinaldo, em 2019, o tema contemplou o Velho e o Novo Testamento”, disse. Segundo ele, a preparação começa quase 10 dias antes, com o tingimento da serragem.
“Esses tapetes começaram a ser preparados às 5h da manhã, com mais de 30 pessoas riscando o chão, colocando a numeração nos quadros. Depois tivemos uma benção do Padre Vitor e começamos a decoração. Este ano terminamos todos os painéis por volta do meio dia”, afirma Depieri.
A moradora do Pq. Pinheiros, Ana Lucia Teixeira, falou sobre a importância da Celebração de Corpus Christi em Taboão da Serra. “É um evento maravilhoso, a gente sente que Jesus está presente acompanhando essa procissão nestes tapetes lindos, que o pessoal da igreja faz com tanto carinho. A consagração é muito linda”.
Ao todo foram confeccionados 121 quadros (5×2 metros cada) com temas litúrgicos em serragem colorida e também TNT, espalhados em um espaço de mais de 1km, que começam no pátio do Santuário Santa Terezinha e seguem pelas ruas do Tesouro, Ernesto Capelari, Senador Felinto Muller, Armando Andrade, Rua do Carmo e Maria Tereza Luizetto.
A visitação começou por volta das 12h e foi até às 16h, quando teve início a procissão pelos tapetes. O encerramento aconteceu no Santuário com a benção do padre Cláudio.
História
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu no período da Idade Média. Desde então, são realizados, além da confecção dos tradicionais tapetes ornamentais, a missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias após, o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e, na quinta-feira, é a celebração do Corpus Christi. É uma das mais tradicionais festas do Brasil, além de ser comemorado no país desde a chegada dos portugueses.