Final masculina da Taça das Favelas Brasil 2024 terá disputa entre times de São Paulo e Espírito Santo
Maior campeonato de futebol entre favelas do mundo será realizado neste sábado, dia 21, na Arena Pacaembu, e conta com patrocínio da Fundação ArcelorMittal
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
A grande final da Taça das Favelas Brasil 2024, o maior campeonato entre favelas do mundo, está marcada para este sábado, 21 de dezembro, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo. Realizado pela Central Única das Favelas (Cufa) e o Ministério do Esporte, e produzida pela InFavela em cooperação com a Unesco, o torneio busca promover a inclusão social por meio do esporte. Somente em 2023, a competição impactou positivamente a vida de 1.900 jogadores.
O Favelão reúne 13 seleções femininas e 13 seleções masculinas, compostas por atletas que se destacaram durante a fase regional. Na final feminina, Minas Gerais e Rio de Janeiro lutam pelo troféu Marina Athayde, enquanto na final masculina, São Paulo e Espírito Santo disputam o troféu Jair da Matta. Os confrontos finais terão dois tempos de 30 minutos cada e serão transmitidos ao vivo pela TV Globo, às 15h (categoria feminina) e às 16h30 (masculina).
Para além das quatro linhas, a Taça das Favelas utiliza o futebol como uma poderosa ferramenta de inclusão social. O torneio conecta milhares de jovens atletas de favelas de todo o Brasil a um universo de oportunidades e novas perspectivas, abrindo portas para as carreiras profissionais desses jovens talentos.
A edição 2024 da Taça das Favelas conta com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal – braço social da maior produtora de aço no Brasil –, que reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de jovens por meio da educação e do esporte, além de fomentar a formação de futuros talentos e atletas de base. Com 35 anos de atuação, a Fundação ArcelorMittal investiu mais de R$ 72 milhões em iniciativas esportivas, por meio de recursos próprios e incentivos fiscais, consolidando-se como uma das maiores incentivadoras do esporte no país.
A entidade apoia projetos em 15 modalidades esportivas, em 30 cidades de 7 estados. Entre 2011 e 2024, cerca de 130 mil pessoas já foram impactadas – somente as 55 iniciativas em vigor englobam 38 mil participantes. Somente em 2023, a Taça das Favelas reuniu 1.900 jogadores, distribuídos em 24 seleções masculinas e femininas.
“A Fundação ArcelorMittal acredita que o esporte é um catalisador essencial para a educação e o desenvolvimento integral dos jovens, para além da sala de aula. Estamos comprometidos em oferecer oportunidades gratuitas transformadoras, que integrem a prática esportiva ao ambiente escolar, promovendo o crescimento acadêmico e pessoal e contribuindo para a construção de um Brasil mais justo, inclusivo e com mais possibilidades para todos”, declara a diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal, Camila Valverde.
A ArcelorMittal também é responsável pela produção de medalhas para os campeões e os troféus em aço, que premiarão as categorias destaque, tanto no feminino quanto masculino: Artilheiro e Artilheira da competição, Atletas Revelação, Melhor Jogador, Melhor Jogadora e Melhores Técnicos(as).
Sobre a Fundação ArcelorMittal
Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2023, mais de R$ 51 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados.