Fluxo de movimentação no Shopping Taboão sobe 7,20% no Natal deste ano

Da Gazeta de S. Paulo | Foto: Thiago Neme / GSP
O fluxo de movimentação no Shopping Taboão, na região metropolitana de São Paulo, teve uma alta de 7,20% no Natal deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do shopping na última semana.
Um dos fatores que contribuiu para o resultado positivo, de acordo com Carlos Alcantara, superintende do shopping, “foi o aquecimento do mercado de trabalho, que mesmo em ritmo lento, incentivou o consumo”, afirma. As categorias que tiveram maior procura no empreendimento foram eletrônicos, moda, acessórios e eletrodomésticos.
Crescimento
As vendas cresceram 6% no Natal deste ano em relação ao apurado em 2016, movimentando R$ 51,2 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), que realiza pesquisa junto a cerca de 150 empresas de varejo associadas à entidade.
De acordo com Alshop, a evolução das vendas no período foi influenciada pelos sinais de recuperação lenta e gradual do mercado de trabalho, em um cenário de queda da inflação e redução da taxa básica de juros. Também impactaram positivamente o varejo de fim de ano as liberações das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o saque do PIS/Pasep.
Lojas
O segmento de lojas de shoppings voltou a crescer em 2017, tendo fechado este ano com 124 mil lojas, segundo dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). O número é 2,0% maior do que o registrado em 2016, quando houve queda do volume de pontos de venda em operação, mesmo com a inauguração de novos empreendimentos no ano.
Em 2017, foram inaugurados 12 shoppings, sendo cinco nas capitais e sete no interior, “evidenciando o processo de interiorização nos últimos anos”, aponta a entidade. As novas aberturas geraram 20,6 mil empregos novos em 2017.
Futuro
A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) enxerga um ritmo mais forte de crescimento do varejo em 2018, em linha com o quadro mais positivo já delineado ao longo de 2017. “Este ano foi um alento”, reforça o diretor de Relações Institucionais da entidade, Luís Augusto Ildefonso.
A associação não tem estimativas para o próximo ano, mas vê um incentivo importante e progressivo aos investimentos no setor durante o período de retomada da economia.