Fonte dos Jesuítas: lazer e aprendizado ecológico para todas as idades
Em um espaço de 99 mil m² privilegiado pela Mata Atlântica, a Fonte dos Jesuítas, em Embu das Artes, é uma das mais antigas do Brasil e conta com projetos de lazer, esporte, educação e cultura para a comunidade e os turistas que visitam o local. A Fonte está aberta de segunda-feira à sábado das 8h às 18h, mas visitas são somente com agendamento. Todas as atividades são gratuitas.
Aos sábados, projeto Sábado na Fonte promove caminhadas por um trecho da Mata Atlântica, na qual os visitantes conhecem a cachoeira, participam de oficinas, utilizam o laboratório de informática, visitam o fontanário e passeiam de trenzinho pelo centro histórico de Embu das Artes. As atividades são desenvolvidas pela Sociedade Ecológica Amigos de Embu, SEAE.
Todos os dias a SEAE organiza passeios de duas horas e meia, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h, para grupos. Os que optam por percurso com trilha pode desfrutar de uma vista com riacho e cachoeira em um recanto com vegetação nativa e grandes rochas, além de passar por uma mata com diversos exemplares de árvores de grande porte, cipós e bromélias.
Para a criançada, a melhor opção é o Centro de Educação Ambiental com recreação e aprendizagem lúdica, os baixinhos podem aprender no minhocário, viveiro e fontanário além de se divertir com recreadores especializados.
O Centro de Educação Ambiental da Fonte dos Jesuítas recebe escolas, entidades e grupos de Embu e região desenvolvendo vários projetos socioambientais e de inclusão digital, além de oficinas e palestras da SEAE.
Para quem busca descanso, o recanto da leitura é ideal, possui redes para descanso em um bosque próximo a cachoeira.
Atividades escolares na Fonte dos Jesuítas
Duas iniciativas ajudam as escolas a aliar diversão ao aprendizado na Fonte dos Jesuítas, os projetos são o Programa Fonte Escola e o Curso de Hortas Escolares que dispõem de diversas atividades sustentáveis e educadoras para crianas e adolescentes.
O Programa Fonte Escola incentiva os projetos de conscientização ambiental nas escolas com roteiros temáticos. Os tópicos podem ser sobre água, mata atlântica, viveiro e reflorestamento, biodiversidade, tráfico de animais silvestres, aquecimento global, sustentabilidade, lixo, consumo consciente e agroecologia.
Já o Curso de Hortas Escolares aborda temas como agroecologia, educação ambiental e transdisciplinaridade, uso ecológico da água, composteira, hortas em garrafas pet, paisagismo com flores e hortaliças. Além do aprendizado os alunos que concluírem o curso de 30 horas recebem certificado.
Serviço
Endereço: Avenida Professor Cândido Motta Filho, 286, Centro – Embu das Artes
Inscrições e agendamentos devem ser feitas pelo telefone: (11) 4241-6941
Funcionamento: de segunda a sábado, das 8 às 17h.