Fornecimento de energia elétrica começa a ser restabelecido em Taboão da Serra
Região central de Taboão da Serra após a energia ser restabelecida pela Enel após 32 horas do temporal
A tempestade que atingiu a Grande São Paulo na tarde desta sexta-feira, dia 3, com fortes rajadas de vento interrompeu o fornecimento de energia elétrica em boa parte de Taboão da Serra. Segundo a Defesa Civil, mais de 20 árvores caíram rompendo cabos em diversos bairros da cidade.
Por volta das 23h30destesábado, quase 32 horas depois, a energia elétrica foi restabelecida no Jd. Maria Rosa, Pq. Santos Dumont, Jd. Bom Tempo, Jd. América e parte dos bairros Pq. Monte Alegre, Jd. Monte Alegre e Marabá. Moradores do Pq. Pinheiros também relatam que o fornecimento vem sendo restabelecido.
Em nota ao Portal O Taboanense a Enel explicou que “as fortes chuvas, acompanhadas de rajadas de vento de até 100 km/h, que atingiram a área de concessão nesta sexta-feira (3) provocaram quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica, danificando trechos inteiros da rede de distribuição em diversos pontos. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados mais de 874 chamados [na área de concessão] para quedas de árvores”.
A companhia reforçou que “as equipes em campo, nos canais de atendimento e no centro de controle e está trabalhando de forma ininterrupta para normalizar o fornecimento de energia para todos. Informa ainda que as regiões mais afetadas foram as zona Sul e Oeste e está avaliando a extensão dos danos causados. Devido a complexidade do reparo e a necessidade de reconstrução de trechos da rede, em alguns casos, o restabelecimento da energia pode levar mais tempo”.
Durante todo o sábado pelo menos quatro carros de serviço da Enel trabalharam na rodovia Régis Bittencourt, próximo ao Atacadão, onde se localizou o problema de interrupção de energia.
Os semáforos da rodovia Régis Bittencourt, na altura da avenida Dr. José Maciel, ficaram desligados no período, exigindo uma operação especial das equipes de trânsito de Taboão da Serra. Segundo informações, eles já estão operando normalmente em todo trecho.
A chuva intensa e as fortes rajadas de vento atingiram Taboão da Serra no início da tarde desta sexta-feira, dia 3. Diversas árvores caíram na região central, arrancando a fiação elétrica e deixando bairros sem fornecimento de energia elétrica. Na praça Nicola Vivilechio a placa da academia SmartFit caiu de uma altura de 20 metros, duas mulheres ficaram levemente feridas.
Além das árvores, o prejuízo causado pela tempestade foi enorme. O pórtico de entrada da cidade não resistiu aos ventos fortes e desabou. Não há informações de feridos no Largo do Taboão. Apesar da forte chuva, o volume de água foi pequeno e concentrado, não causando pontos de alagamento significativos.
A todo o momento chegavam informações de árvores caídas por toda Taboão da Serra. No Pq. Pinheiros pelo menos duas árvores caíram pela força do vento e interrompem o trânsito. Na avenida Paulo Ayres, um carro foi atingido, não há informações sobre o estado de saúde do ocupantes do veículo.
No Jd. Maria Rosa a estrutura de um telhado de alumínio foi arrancada pela força do vento e impediu o trânsito na rua Frederico Fielder. Já na altura do Pq. Pinheiros, na rua Frederico Côrrea, próximo do supermercado Kaçula, outro telhado foi arrancado pelo vento, a estrutura destruiu parte dos cabos de energia elétrica.
A Defesa Civil de Taboão da Serra está nas ruas atendendo os casos que requerem mais urgência. No momento a prioridade é retirar as árvores das ruas, que começam a causar congestionamento nos bairros mais afetados. Em caso de urgência o morador por ligar para 199.
Segundo o site Climatempo, grandes e intensas áreas de instabilidades associadas ao ar abafado e ao processo de formação e intensificação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical ganharam força e se espalharam pelas cidades da região e da Grande SP.
Os meteorologistas do Climatempo informaram por volta das 10h que existia uma grande possibilidade de tempestades na região. “As nuvens muito carregadas estão se deslocando, em forma de linha de instabilidade de sudoeste para leste/norte/nordeste e atingem todas as regiões paulistas nestas próximas horas, com potencial alto para tempestades, inclusive na capital e Grande SP.
A Climatempo alerta para o risco de granizo, ventania, com rajadas de 70 a 90 km/h, formação de alagamentos e queda de árvores.
Região
Segundo informações do site Primeiro Notícias, a tempestade atingiu bairros de Embu das Artes. Uma estrutura de alumínio atingiu um carro no Jd. Pinheirinho na tarde desta sexta-feira.