Funcionalismo de Taboão da Serra faz paralisação nesta quarta-feira, 24
Nesta quarta-feira, dia 24, parte do funcionalismo público de Taboão da Serra realiza uma paralisação em protesto para cobrar a valorização da categoria e deve atingir diversos setores da prefeitura.
De acordo com o que apurou o Portal O Taboanense, o funcionalismo se concentrará em frente à Prefeitura, a partir das 7h, quando será entregue ao prefeito um abaixo assinado solicitando urgência no atendimento das reivindicações. No mesmo local farão uma nova assembleia para decidir os próximos passos do movimento.
A insatisfação do funcionalismo público não é de agora. Nos últimos 20 anos, os servidores municipais tiveram apenas um reajuste de 9%, em 2019, e tiveram seus rendimentos achatados pela inflação e pela defasagem dos vencimentos no decorrer desses anos. A decisão do Tribunal de Justiça que considerou ilegal o pagamento do 14º foi a gota d’água desse longo processo de desvalorização.
Entre as reivindicações estão a criação de uma lei municipal que restitua os valores do 14º salário em forma de prêmio/bônus de aniversário ou bônus de Natal, o pagamento do vale transporte, prometido por vários governos que nunca foi pago, reajuste do vale alimentação, recomposição salarial, entre outros direitos.
Em nota enviada a imprensa regional o funcionalismo municipal de Taboão da Serra afirmaram aguardar uma resposta à Pauta de Reivindicações entregue ao governo em agosto deste ano.
A paralisação está sendo organizada por uma Comissão de Representantes que reúne trabalhadoras e trabalhadores de várias Secretarias (Saúde, Assistência Social, Educação, Segurança, Trânsito, Habitação), que vem realizando assembleias da categoria desde fevereiro deste ano.
O comunicado ao governo já foi feito dentro do prazo legal e a população usuária dos serviços públicos está sendo informada em cada local. Os serviços essenciais (Postos de Saúde e Pronto Socorros, CRAS e demais unidades da Assistência Social) manterão equipes para garantir o atendimento de urgência e emergência.