Funcionários do Shopping Taboão poderão se vacinar contra o sarampo
O município tem mantido a cobertura vacinal em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
A Associação dos Lojistas do Shopping Taboão promove nesta quarta e quinta-feira, em parceria com a prefeitura, uma campanha de vacinação contra o Sarampo entre os funcionários que trabalham nas lojas do empreendimento.
Segundo Ali Sati, presidente da Associação, a maioria dos funcionários que trabalham no Shopping fazem parte do público-alvo, jovens entre 15 e 29. “Muitas vezes esses moradores não conseguem ir até os Postos de Saúde para tomarem a vacina e fizemos essa parceria para que esses jovens possam receber a dose aqui no ambulatório do Shopping”, disse.
Em Taboão da Serra três casos de sarampo foram confirmados e outras 22 notificações estão em análise, por isso a cidade entrou na lista prioritária do Estado de São Paulo, desde então, a Prefeitura tem intensificado a campanha de vacinação no município.
Até o dia 1º, 8.686 pessoas, de 1 a 59 anos, tinham sido imunizadas em Taboão da Serra. A vacina tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, continua disponível até o dia 16 de agosto em todas as UBS’s, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
De acordo com Ali Sati, essa iniciativa contempla um grande número de munícipes e ajuda na prevenção da doença. “Acredito que o Poder Público tenha sempre que buscar parcerias com a iniciativa privada, assim podemos, em conjunto, beneficiar a população de Taboão da Serra”, afirmou.
Doença
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta gratuitamente duas vacinas que protegem contra o sarampo: a tetra viral que protege, além do sarampo, contra a rubéola, caxumba e varicela, e é administrada, normalmente, aos 15 meses, e a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), também aos 15 meses.
Para os estados que estão abaixo da meta de vacinação, o Ministério da Saúde tem orientado os gestores locais que organizem suas redes, inclusive com a possibilidade de readequação de horários mais compatíveis com a rotina da população brasileira.
Outra orientação é o reforço das parcerias com as creches e escolas, ambientes que potencializam a mobilização sobre a vacina por envolver também o núcleo familiar. Outro alerta constante é para que estados e municípios mantenham os sistemas de informação devidamente atualizados.
O Ministério da Saúde ainda reforça que todos os pais e responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos, em especial as crianças menores de cinco anos, que devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina.