GCM de Taboão apreende carga de carne estragada a ser vendida em 4 municípios
Edimon Teixeira
A Guarda Municipal de Taboão da Serra apreendeu, na manhã desta terça-feira (24), um caminhão com carga de frango em estado de decomposição que seria comercializado na cidade e municípios vizinhos, e levou à prisão em flagrante de dois suspeitos.
Os agentes da GCM chegaram até a dupla via denúncia feita à Central de Comunicação da corporação, que falava de transbordo de carga roubada num estabelecimento comercial da rua Luís Antônio de Andrade Vieira, no Jardim Trianon, por volta das 6h.
Quando chegaram ao local, o proprietário do estabelecimento, JHSA, 28 anos, e o motorista do veículo, OCM, 48, ainda descarregavam os produtos numa garagem, quando foram abordados.
Questionados sobre a origem da mercadoria, o comerciante afirmou que compra há 7 meses de um frigorífico de Minas Gerais, e que distribuía em restaurantes e padarias de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, ainda em São Paulo, no Capão Redondo e Grajaú.
Apesar de terem apresentado nota fiscal, os agentes fizeram a inspeção, devido à má conservação do local. Apuraram que a carne fora transportada com refrigeração do caminhão desligada, e que exalava forte mau cheiro, quando acionaram a Vigilância Sanitária.
Os fiscais da Vigilância Sanitária constataram que cerca de 420 unidades de aves estavam acondicionadas em sacos plásticos transparentes, sem rótulo, contrariando os padrões de identidade, qualidade e segurança exigidos, quando autuaram o comerciante.
Conduzidos ao 2° DP do município, a autoridade policial deu voz de prisão à dupla, que segue à disposição da Justiça. Eles responderão por infrações descritas na Lei 8137/90 (crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo).
Após a realização da perícia técnica e os trâmites necessários para liberação da carga, a Vigilância Sanitária emitiu termo de inutilização da carne estragada, que fora descartada em aterro sanitário.