GCM fecha bares e comércios após decreto de calamidade pública em Taboão
A prefeitura de Taboão da Serra começou a fiscalização para fechar bares, comércios e serviços que deverão ficar fechados por tempo indeterminado após decreto de calamidade pública editado pelo prefeito Fernando Fernandes na tarde deste sábado, dia 21. A fiscalização foi realizada pela GCM, com o apoio da Polícia Militar e fiscais da secretaria de finanças.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Taboão da Serra, na primeira noite foram fiscalizados e visitados 116 estabelecimentos, sendo que 45 já estavam fechados e 68 que estavam abertos e tiveram que baixar as portas. Duas igrejas que permaneciam abertas foram tiveram que suspender as atividades.
Com a decretação da calamidade pública devido a pandemia de coronavírus poderão funcionar apenas serviços essenciais como supermercados, farmácias, restaurantes, feiras livres, padarias, lanchonetes, lojas que vendem produtos para animais, açougues, postos de combustíveis, lojas de conveniência e serviço de entrega.
Durante a fiscalização, três restaurantes foram visitados e como todos atendiam as recomendações de evitar aglomerações e fornecer proteção para seus funcionários e clientes, oferecendo álcool em gel e realizando limpeza redobrada, todos permaneceram abertos atendendo seus clientes.
“Pedimos a esses estabelecimentos que vão permanecer abertos que não permitam aglomeração e que disponibilizem proteção aos seus funcionários e clientes. Usando álcool em gel e fazendo uma limpeza apurada. Estamos atentos e acompanhando minuto a minuto a evolução da pandemia”, disse Fernandes.
42 casos suspeitos
O último dado divulgado pela Prefeitura de Taboão da Serra, no início da tarde desta sábado, dia 21, apontou que o município tem 42 casos suspeitos do novo coronavírus e apenas um paciente foi diagnosticado com a doença.
Já estão fechados, por tempo indeterminado, Parque das Hortênsias e o Parque do Inocoop, locais de lazer que reúnem muitas crianças e idosos.
O Atende está trabalhando em sistema de plantão, mas a prefeitura alerta que a maioria dos assuntos podem ser revolvidos através do site da prefeitura ou pelos telefones 4788-2922 e 4788-2923.
O Shopping Taboão suspenderá suas atividades a partir deste domingo, dia 22, para evitar aglomerações e conter o avanço do coronavírus na região. Os restaurantes só poderão funcionar para operações de delivery. Serviços essenciais como farmácias, bancos e supermercados funcionarão normalmente.
Apesar das medidas extremas, o prefeito disse que o momento não é para pânico, mas para todo morador ter o cuidado redobrado e seguir as recomendações, como o distanciamento social, ficando em casa e tomando todos os cuidados com a higiene de mãos.
Gráfico