GCMs conhecem bebê que ajudaram a salvar de engasgo por telefone em Taboão da Serra
A criança de apenas 10 dias engasgou e só foi salva porque o GCM ajudou a mãe por telefone. Grata, mãe e filho foram conhecer os guardas que salvaram o pequeno Arthur
Equipe da GCM conhece o recém-nascido que salvaram em Taboão da Serra
Na última sexta-feira, dia 28, aconteceu um encontro emocionante em Taboão da Serra entre uma equipe da Guarda Municipal e a mãe do pequeno Arthur, de apenas 10 dias. A criança engasgou e só foi salva porque um GCM ajudou a mãe por telefone.
Na quarta-feira, dia 26, os Guardas Municipais Almir e Cleice realizaram o salvamento do pequeno Arthur. O pedido de socorro veio via Central de Rádio da GCM.
Daniela, moradora do Jd. Panorama, conta que 40 minutos após amamentar o filho, percebeu que a criança estava sentindo um “desconforto respiratório” e começou a ficar roxo. “Desesperada, eu tentei mexer com ele pra ver se ele voltava, até chupei o nariz dele, mas nada”, relata.
Foi quando pediu para a filha de 15 anos, a Joanna Luiza, ligar para a central de rádio da Guarda Municipal de Taboão da Serra, “era o número que eu tinha”. A ligação caiu na viatura dos heróis Gleice e Almir, que a princípio acharam que era um trote, mas assim que perceberam a gravidade da situação, tentaram acalmar a mãe e passar as instruções para salvar Arthur que estava engasgado.
“O GCM Almir começou a me orientar, pediu que eu colocasse ele de barriga para baixo e bater nas costas dele, até que ele jogasse o leite para fora. E foi o que eu fiz. Assim que o Arthur começou a jogar o leite para fora, os GCMs chegaram, eles foram muito rápidos. Depois fomos levados para o Pronto Socorro Infantil”, relata Daniela, que ao lembrar do episódio, destaca que foi “desesperador”.
Enquanto o GCM Almir passava os procedimentos para Daniela, a GCM Gleice ligava para o Samu para pedir apoio. Ambos os agentes contam que apesar de terem muitos anos na corporação, essa foi a primeira vez que vivenciaram esse tipo de situação.
Grata pela orientação da equipe, Daniela foi conhecer pessoalmente os “heróis” que salvaram a vida de Arthur, que foi com a mãe até a sede da GCM. “Foi gratificante conhece-los. Agradeci o que eles fizeram pelo Arthur, e desejei tudo de bom para a vida deles e suas famílias”, disse emocionada.