GCMs de Taboão da Serra começam a ser vacinados contra a Covid-19
Vacinação dos profissionais da segurança da região está acontecendo no Batalhão da PM em Osasco
O Governo do Estado de São Paulo começou nesta segunda-feira, dia 5, a imunização dos mais de 180 mil profissionais de segurança contra o Covid-19. Cerca de 38 GCMs de Taboão da Serra foram vacinados nesse primeiro dia no Batalhão da PM em Osasco, local onde funciona o posto para os guardas da região.
A expectativa é que até a próxima sexta-feira todo o efetivo seja imunizado. Alguns GCMs que estão afastados com suspeita de Covid-19 não poderão ser vacinados nessa fase. “Temos algumas situações que impedem os GCMs de receber a dose agora, mas existe uma previsão que assim que eles estiverem bem, serão vacinados”, disse o secretário-adjunto de segurança de Taboão da Serra, Tenente Dacal.
Dacal lembra a importância da vacinação para os profissionais que estão na linha de frente, mantendo a segurança de Taboão da Serra. “Todos os GCMs serão vacinados, também precisamos cuidar de quem cuida da nossa segurança, assim podemos trabalhar melhor, podemos atender a população com maestria, também somos linha de frente mas juntos iremos vencer a Covid-19”, disse.
A estrutura montada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado para imunizar os agentes inclui 82 pontos de vacinação vinculados a unidades da Polícia Militar. Serão 21 na Capital, nove na Grande São Paulo, sete na região de Campinas, sete na região de Sorocaba, sete na região de Ribeirão Preto, seis na Baixada Santista, seis na região de Piracicaba, cinco na região de Bauru, quatro na região de São José do Rio Preto, quatro na região de Presidente Prudente, quatro na região de São José dos Campos e dois na região de Araçatuba.
Os GCMs de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu serão vacinados no CPA/M-8, na Avenida Cruzeiro do Sul, em Osasco.
Profissionais imunizados
O Governador João Doria acompanhou nesta segunda-feira (5), na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, o início da vacinação dos profissionais das forças de segurança de todo o Estado de São Paulo contra o coronavírus.
“A partir de hoje, começam a ser vacinados 180 mil profissionais de segurança em todo o Estado de São Paulo. São profissionais da ativa das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Agentes Penitenciários, Guardas Civis Metropolitanos, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e da Fundação Casa. Em 10 dias, praticamente todos desta população dos profissionais de segurança estarão vacinados”, disse Doria.
A campanha ocorre com uma grande operação logística montada para a distribuição de cerca de 180 mil doses de vacina, que foram disponibilizadas aos agentes em mais de 80 unidades da Polícia Militar no Estado. O objetivo da medida é evitar aglomerações nos postos públicos de saúde, onde prossegue a campanha de vacinação para o restante da população.
A vacinação é exclusiva aos profissionais da ativa das instituições, com exceção daqueles que não atendem aos critérios médicos estabelecidos pelas autoridades de saúde, como gestantes, lactantes, ter tido a COVID-19 há 30 dias ou menos. Para receber a imunização os profissionais de segurança podem fazer um cadastro prévio pelo site https://vacinaja.sp.gov.br. O registro, porém, não é obrigatório.
Prevenção e cuidados
Desde o início da pandemia, a Secretaria da Segurança Pública adota todas as medidas necessárias e recomendadas pelas autoridades de saúde para garantir a proteção dos agentes contra a COVID-19. Mais de R$ 27 milhões foram investidos na aquisição e distribuição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como máscaras, luvas, aventais descartáveis, álcool gel, face shield para os servidores e agentes de segurança, além da higienização dos ambientes de trabalho, viaturas e laboratórios.
Todo policial com suspeita ou diagnóstico da COVID-19 foi ou está devidamente afastado, conforme orientações médicas. A Secretaria da Segurança Pública acompanha o quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para a recuperação de seus agentes.