Geraldo Cruz deixa PT após 40 anos e confirma pré-candidatura em Embu das Artes
O ex-prefeito e ex-deputado estadual Geraldo Cruz anunciou nesta segunda-feira, dia 20, que se desfilou do Partido dos Trabalhadores, sigla que defendeu e foi eleito diversas vezes em 40 anos de carreira política em Embu das Artes. Atualmente sem mandato, Cruz minimizou sua saída do partido e crê em vitória contra Ney Santos, que irá disputar a reeleição em outubro.
Em uma entrevista coletiva com a imprensa regional, Geraldo Cruz citou diversas vezes a palavra “recomeço”, que soou como um mantra na tentativa de se reafirmar como uma liderança importante em Embu das Artes, após a baixa votação que obteve em 2018, quando recebeu apenas 21.477 votos na cidade para o cargo de deputado estadual.
Descontraído, Cruz falou por mais de uma hora, criticou o governo Ney Santos, a quem chamou de “mar de incompetência”, falou sobre sua saída do PT, elogiou os vereadores da oposição e disse que o apelo popular o fez seguir em frente, buscando novamente ocupar a cadeira de prefeito da cidade.
Ao lado do vereador petista Edvânio Mendes, Geraldo Cruz traçou sua nova empreitada, mas disse que ainda não sabe que partido irá embarcar para a disputa municipal.
“A única decisão que eu tenho até o momento é a saída do PT, para onde eu vou,estou estudando. O PDT é uma das hipóteses, mas tem outros partidos que estamos conversando, mas o que eu posso adiantar é que estarei na linha dos partidos mais progressistas, mais para a esquerda. Temos muitos ideais em comum com o PDT, mas não está nada decidido ainda”, afirmou.
Cruz apelou para o emocional, disse que estava “analisando muito se voltaria a ser candidato”, mas que diante do que vem “acontecendo na nossa cidade, a destruição dos programas sociais que implantamos, constatamos um retrocesso muito grande na cidade e isso me deu uma motivação muito grande de ser pré-candidato a prefeito”, garantiu.
Sobre a saída do PT, Geraldo Cruz revelou que não sai com mágoas do partido. “Estou tomando algumas decisões, recomeço de algumas posições, decisões políticas que nos seguimos até hoje e vou me desfiliar do PT depois de 40 anos no Partido dos Trabalhadores, fizemos muitas coisas, foi muito importante, mas vamos procurar outra agremiação partidária para cuidar novamente de Embu das Artes”.
Ainda sobre o partido, Cruz disse: “O PT pra mim é um grande partido, estou saindo, mas não é nenhuma questão com o PT. Estou saindo porque aconteceu aqui no Embu, algumas coisas particularmente, que já vem de um tempo, não é de um dia para outro. Saio sem mágoa, tenho muito respeito, mas os equívocos que o partido tem tomado aqui em Embu das Artes”.
Apesar de não “ter mágoas do PT”, Cruz deixou claro seu descontentamento com algumas lideranças do partido. Ele lembrou que seu grupo ganhou a prefeitura de Embu das Arte com o PT por quatro vezes e nessas ocasiões não houve uma prévia dentro do partido, fato que nessa eleição aconteceria, já que a vereadora Rosângela Santos já colocou sua pré-candidatura pelo partido, com um grande apoio de integrantes do diretório municipal.
“Essas divergências que vem acontecendo de 2013 para cá, vem se acentuando. E foi criando umas disputas internas que foi prejudicial ao partido. Saio sem mágoa, pelo contrário, tenho muito respeito, mas infelizmente os equívocos que o partido vem cometendo no Embu me levou a tomar essa decisão”.