Gincana Recreativo-Cultural reúne 16 escolas
ACERVO DO PORTAL O TABOANENSE – MATÉRIA PUBLICADA EM OUTUBRO DE 2003
A Secretaria de Educação e Cultura realizou a III Gincana Recreativo-Cultural reunindo 16 escolas da rede municipal de ensino. Com o tema “Cidades Brasileiras” a competição, que começou em agosto, foi rica em detalhes sobre os aspectos históricos e culturais de cada cidade. A final da competição das escolas de 1ª a 4ª séries aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes, dia 26 de setembro.
As três primeiras colocadas que receberam medalhas foram: as EMEF’s Francisco Ferreira Paes, que defendeu São Luiz do Paraitinga, Doutor Anísio Dias dos Reis, Embu das Artes, e Airton Senna, Bento Gonçalves. Para distinguir cada escola houve o sorteio de cores e seus alunos e funcionários usaram camisetas da cor sorteada.
Segundo o secretário de Educação e Cultura, João Medeiros de Sá Filho, um dos objetivos da gincana foi integrar as escolas da rede municipal de ensino em atividades recreativas e culturais. “O dever da escola é educar com o conteúdo pedagógico adequado, não só em sala de aula, mas em atividades externas como foi a gincana”, explicou.
A primeira fase da gincana aconteceu no Cemur, com as provas do teatro e musical. A novidade, este ano, foi a participação das Escolas Municipal Infantil que fizeram parceria com as EMEF’s. Segundo a diretora da EMI Piteco, Fátima Ferreira, o trabalho em conjunto foi muito proveitoso. “As crianças se sentiram valorizadas trabalhando com os alunos da EMEF Antonio Fenólio. Falamos da cidade de Olinda, desde o frevo até os bonecos gigantes. Houve muita pesquisa e tudo foi confeccionado na própria EMI”, comentou. Várias provas enriqueceram o conteúdo da gincana, como a tarefa de trazer o livro e o jornal mais antigos de Taboão da Serra.
A professora da EMEF Vinícius de Moraes, Sueli Regina Miguel, diz que o entrosamento dos alunos das 4as séries foi muito proveitoso. “Fizemos uma pesquisa sobre a cidade de São Paulo, abordamos a diversidade de raça e religião: da evangelização dos jesuítas até a chegada dos imigrantes e migrantes. O aprendizado e a socialização dos alunos foram muito importantes”, concluiu.
A coordenadora da gincana, Maria Carmem Ruiz, afirmou que a competição foi um sucesso graças ao apoio do prefeito Fernando Fernandes, e do secretário João Medeiros que incentivaram e proporcionaram toda a estrutura para a realização do evento.
Participaram da gincana a deputada estadual, Analice Fernandes, a vereadora Arlete Silva, a secretária do Bem-Estar Social, Acácia Brito, e o secretário de Esportes, Said Jorge de Moraes.
Alunos aprendem brincando
A aluna da EMEF Heitor Vila Lobos, Fernanda Reis da Rosa, de 10 anos, aprendeu na gincana informações importantes. “Gosto das provas é uma forma da gente se divertir, mexendo com a parte física e aprendendo sobre vários assuntos, principalmente, a história da cidade de Santarém”, concluiu.
“É muita emoção participar e defender a nossa escola. A torcida animada e colorida lembra a cidade de Ilhéus que é aquela que defendemos”, explicou a aluna da EMEF Maria José Luizetto Buscarini, de 11 anos.
» A grafia da matéria segue conforme as regras ortográficas da época da publicação