Governador faz reunião virtual com prefeitos de Taboão, Embu e Itapecerica
Estado orientou lideranças municipais sobre a possibilidade de reabertura gradual dos serviços não essenciais após o dia 10 de maio
O Governador João Doria apresentou nesta quarta-feira (29) as diretrizes do Plano São Paulo aos prefeitos da Região Metropolitana de São Paulo durante teleconferência transmitida do Palácio dos Bandeirantes. Participaram da reunião os prefeitos de Taboão da Serra (Fernando Fernandes), Embu das Artes (Ney Santos), Jorge Costa (Itapecerica da Serra) e Maria Lúcia, de Embu-Guaçu.
O plano prevê a flexibilização gradual e heterogênea da quarentena no Estado, com possibilidade de reabertura gradual de comércios e serviços não essenciais a partir do dia 11 de maio.
“Vamos seguir rigorosamente a quarentena até o dia 10 de maio, até mesmo porque o nosso sistema inteligente tem indicado queda na taxa de isolamento em algumas cidades da região metropolitana”, disse Doria durante a reunião com os prefeitos da Grande SP.
O panorama de disseminação do coronavírus no estado de São Paulo exige cautela. O balanço publicado na tarde desta quarta confirmou 26.158 casos da doença e 2.247 mortes em decorrência da COVID-19. Das 645 cidades paulistas, 314 tiveram pelo menos um registro da doença. Do total de infectados, 9.520 foram detectados em cidades do interior, litoral e Região Metropolitana da capital.
“Temos que ficar alertas nesses casos, mas também parabenizar aquelas cidades em que a população tem respondido positivamente permanecendo em suas casas, se resguardando, protegendo suas vidas e das demais pessoas. Juntos vamos superar essa crise. Juntos, tudo vai passar”, acrescentou Doria.
Ao longo da reunião, prefeitos de 38 cidades receberam informações sobre a situação geral de infecções e óbitos pelo coronavírus. Doria e a equipe técnica também detalharam os regramentos que vão nortear a flexibilização da quarentena em São Paulo.
Participaram da reunião os Secretários de Estado Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), Patricia Ellen (Desenvolvimento Econômico), José Henrique Germann (Saúde) e Célia Parnes (Desenvolvimento Social), além da economista Ana Carla Abraão, membro do Comitê Econômico e Geraldo Reple, representando o Centro de Contingenciamento do coronavírus.
“Não existe estratégia isolada nesse momento. O que cada uma das cidades faz, reflete diretamente nas outras. É fundamental que se mantenha a unidade nas ações para que não tenhamos impactos negativos em torno do combate ao coronavírus”, destacou Vinholi.
Agenda
Nesta quinta-feira (30), o Governador João Doria promove a terceira reunião de apresentação do Plano São Paulo com prefeitos de cidades com menos de 200 mil habitantes.