Governo de SP anuncia fase de transição com reabertura do comércio e de cultos na em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica
A medida começa a valer a partir de domingo, dia 18. A fase de transição vai durar inicialmente por duas semanas
O governo de São Paulo anunciou que manterá o estado na fase vermelha da quarentena, mas autorizou a abertura de comércios e atividade religiosas em horários reduzidos de funcionamento a partir deste domingo, dia 18, na chamada ‘fase de transição’. Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e região estão inclusas nessa nova flexibilização do Plano São Paulo.
Com a mudança, shoppings e lojas de rua, vão poder operar já neste final de semana das 11h às 19h. O anúncio foi feito em entrevista coletiva do governo estadual nesta sexta-feira, dia 16.
A ‘fase transitória’ prevê a liberação gradual de outros setores da economia até o final de abril. Para o sábado da semana que vem (24/4) está prevista a ampliação da abertura para o setor de serviços. Restaurantes, museus, galerias e salões de beleza poderão funcionar entre 11h e 19h. Já as academias, entre 7h e 11h e entre 15h e 19h.
O governo) decidiu alterar as regras da fase vermelha após o estado registrar pequenas quedas nas taxas de internação no estado.
O vice-governador, Rodrigo Garcia, comentou que a fase de transição permite que o Estado siga com a flexibilização sem riscos de retroceder no enfrentamento da pandemia.
“A medida é válida para as próximas duas semanas com vigência em todo o Estado de São Paulo. Agradecemos o apoio da população e as conquistas que estamos obtendo na pandemia”, disse o vice-governador Rodrigo Garcia. Segundo ele, as duas ferramentas para enfrentar a crise sanitária são a vacina e as medidas de restrição.
Regras da fase de transição
18 a 23 de abril
– Atividades comerciais (11h às 19h)
– Atividades religiosas (com restrições)
24 a 30 de abril
– Atividades comerciais (11h às 19h)
– Atividades religiosas (com restrições)
– Restaurantes e similares (11h às 19h)
– Salão de beleza e barbearia (11h às 19h)
– Atividades culturais (11h às 19h)
– Academias (7h às 11h e 15h às 19h)
Regras gerais
– 25% da capacidade de ocupação do estabelecimento e aplicação de protocolos sanitários
– Toque de Recolher das 20h às 5h
– Teletrabalho para atividades administrativas não essenciais
– Escalonamento do horário de entrada e saída de atividades do comércio, serviços e industrias
– Escolas seguem autorizadas a receber alunos presencialmente desde que autorizadas pelas prefeituras;
– Liberação de competições esportivas profissionais;
– Liberação dos serviços de retirada dos restaurantes e funcionamento de lojas de material de construção;