Governo do Estado reabre Parque da Várzea para visitação, em Embu-Guaçu
Uma das maiores áreas de lazer da região, o Parque da Várzea, localizado em Embu-Guaçu,foi reaberto nesta segunda-feira, dia 3. A medida faz parte da flexibilização e está sendo gerenciada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado.
O Parque Ecológico da Várzea do Embu-Guaçu funcionará em horário especial, apenas de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Nos fins de semana o local permanece fechado para evitar aglomerações.
As restrições de portões e horários de funcionamento, bem como o incentivo às práticas esportivas individuais, como corrida, caminhada e uso de bicicleta, continuam valendo. Outros três parques urbanos estaduais na capital e Região Metropolitana de São Paulo.
Os parques urbanos Guarapiranga e Belém, nas zonas sul e leste da capital, respectivamente e Gabriel Chucre, em Carapicuíba também foram reabertos nesta semana e estará disponível o uso das quadras de tênis, esporte que permite distanciamento entre os jogadores.
Espaços fechados como bibliotecas, salas de atividades, museus e orquidários seguirão com restrição. A SIMA está monitorando as atividades e comportamento da população nos espaços durante as primeiras semanas para deliberar sobre a abertura integral.
Regras
Em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos banheiros serão intensificadas. O uso de máscara continuará obrigatório, bem como o distanciamento social. Os permissionários de alimentação devem seguir as regras específicas do setor e há totens com álcool em gel 70% em pontos estratégicos. Não é recomendado o uso de parquinhos, quadras e campos para práticas coletivas.
Na última segunda-feira (27), a Unidade de Conservação Caminhos do Mar também reiniciou as visitações. Na próxima semana, os frequentadores contarão com dois roteiros em horários distintos. As visitas devem ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do site da Fundação Florestal: https://ingressosonline.fflorestal.sp.gov.br/.
– Roteiro Turístico (10h às 13h): Entrada por São Bernardo do Campo a pé, descida até o – Rancho da Maioridade e subida de volta, com total de nove quilômetros.
– Roteiro Esportivo (7h às 9h): Entrada por São Bernardo do Campo, descida até Cubatão e subida de volta a pé, totalizando 18 quilômetros.
É importante destacar que as entradas e saídas pelo município de Cubatão não estão abertas. Os protocolos estão disponíveis no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br) e no Diário Oficial do Estado.
Serviço
Parque Ecológico da Várzea de Embu-Guaçu
Rod. José Simões Louro Júnior – Jardim Valflor, Embu-Guaçu
Telefone: (11) 4661-6137