Governo inicia obras da extensão do metrô da Linha 4-Amarela em Taboão da Serra

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
O Governo de São Paulo deu início, nesta segunda-feira, dia 7, à extensão da Linha 4-Amarela do metrô. Um dia histórico para Taboão da Serra, que passa a ser a primeira cidade fora da capital a receber o Metrô, um marco na mobilidade urbana da região metropolitana.
Aguardada há mais de 20 anos, a extensão da Linha 4-Amarela vai conectar a Estação Vila Sônia, atual terminal da Linha 4-Amarela, a Taboão da Serra, com um investimento previsto de R$ 3,4 bilhões, a conclusão está prevista para 2028.
O trecho terá 3,3 km de extensão vai beneficiar 110 mil passageiros por dia. A execução das obras ficará a cargo da ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da linha.
O governador Tarcísio de Freitas comemorou ao lado da população o início das obras. “A partir dessa extensão, os moradores de Taboão da Serra terão acesso a mais serviços, além de educação e saúde, porque terão um transporte de qualidade. O passo que demos hoje nasce do sonho de cada cidadão daqui”, declarou. “A nossa rede está cada vez mais conectada. De fato, agora, o metrô é metropolitano porque vai sair de São Paulo e chegar a Taboão”, concluiu.
Engenheiro Daniel, prefeito de Taboão da Serra, expressou sua alegria em fazer parte de um dia histórico que marca um importante avanço para o município e região.
“Estou muito feliz pela oportunidade de ser prefeito neste dia em que muda a história, não só de Taboão da Serra, mas a história da nossa região. Quero reforçar e dizer que agora vai existir uma Taboão da Serra antes do Metrô e uma após a chegada do Metrô”, ressaltou o gestor.
Quem também comemorou o início das obras da extensão do metrô foi a deputada Analice Fernandes. A política declarou que desde 2002, dedica seus mandatos “lutando para que a Linha 4-Amarela saísse do papel e se tornasse realidade na nossa região. E eu tenho um orgulho muito grande no meu coração… a chegada do metrô a Taboão cria o verdadeiro sentido da palavra metropolitana para o metrô”.
Para o deputado Eduardo Nóbrega “hoje é um dia histórico, sem comparação na vida do povo tabonense… essa obra não é só concreto, essa obra não é só ferro, essa obra é espírito, é alma, é gente… Essa obra cuida de gente, essa obra transforma comportamentos… Hoje o metrô está chegando aqui, começa a grande obra. Do sonho à realidade”, comemorou.
Projeto
O ramal do metrô será ampliado em 3,3 km com duas novas estações: Chácara do Jockey e Taboão da Serra, que atualmente se estende por 12,8 quilômetros, ligando a estação Luz até a estação Vila Sônia e 11 estações, mas passará a contar com 16,1 km e 13 estações, conectando a Estação da Luz a Taboão da Serra em cerca de 55 minutos.
A estação de Taboão da Serra irá funcionar na antiga concessionária Sorana Sul, às margens da avenida Aprígio Bezerra da Silva (antiga rodovia Régis Bittencourt), ao lado do novo prédio da prefeitura de Taboão da Serra (onde funcionava a Niasi).
O terreno de 30 mil m² irá abrigar ainda um terminal de ônibus para receber passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra, além um bicicletário, áreas comerciais, salas técnicas e operacionais.