Grande procura faz Prefeitura de Taboão limitar doses diárias da vacina contra febre amarela
Por Matheus Herbert, Gazeta de São Paulo
A Prefeitura de Taboão da Serra informou que nos próximos dias vai limitar a aplicação da vacina contra febre amarela em 300 doses diárias em cada unidade de saúde da cidade. A medida foi tomada devido à busca desenfreada pela vacina e as filas que têm se formado nos últimos dias.
Desde os primeiros casos de morte de macacos com febre amarela em Itapecerica da Serra, a procura pela vacinação em Taboão da Serra, que é vizinha ao município, tem aumentado de forma exacerbada. De acordo com a Secretaria da Saúde, uma única unidade chegou a atender 2 mil pacientes. A cidade, entretanto, não é considerada prioritária pela Secretaria Estadual de Saúde, que é a responsável pela distribuição da vacina em todo o Estado, justamente por ter pouca área verde.
Apesar de não faltar vacina, a Secretaria de Saúde decidiu limitar as doses para organizar e conseguir dar conta do atendimento nas unidades. Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica, doutor Milton Parron, será priorizada a vacinação dos moradores dos bairros Parque Laguna e Chácara Iolanda, únicos locais onde existem áreas verdes na cidade.