Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra completa 33 anos de fundação
Base da GCM no Largo do Taboão
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
A Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra completa neste mês de junho 33 anos. Criada para proteger o patrimônio público pelo então prefeito Armando Andrade, a GCM passou a ter status de polícia e tornou-se uma das instituições mais admiradas pela população taboanense.
A criação da Secretária de Segurança Municipal, em 2005, trouxe para a corporação novos equipamentos, viaturas, armamentos, coletes balístico, rádios de comunicação, Bases Comunitárias e monitoramento na área central da cidade e na área comercial do bairro do Pirajuçara e o convênio com a Polícia Federal que possibilitou a regularização do porte de arma aos membros da Guarda.
Hoje em dia, a GCM é reconhecidamente pela população, autoridades e imprensa como uma importante aliada no combate a criminalidade e na segurança da população, apesar da sua função ainda ser a de proteger os prédios públicos. Ao lado das Polícias Militar e Civil, completam o tripé responsável pela manutenção da ordem.
A Guarda Civil Municipal tem, atualmente, com um efetivo de, aproximadamente, 270 guardas, contando também a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), a Ronda Municipal com Apoio de Motocicletas (ROMUCAM) e a Patrulha Guardiã Maria da Penha.
Os integrantes da Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra estão alinhados em defesa de seu lema: “Servir e Proteger!”