H3N2: gripe avança e Taboão da Serra registra 68 casos graves desde dezembro
A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra confirmou, nesta segunda-feira, dia 3, que 68 pessoas já apresentaram quadro clínico grave de gripe desde dezembro. Nenhum óbito foi registrado até o momento.
A Prefeitura disponibiliza 49 leitos para pacientes com síndrome respiratória grave, a ocupação média tem sido de 50%.
“Taboão da Serra tem 49 leitos para síndrome respiratória e está com ocupação média de 50%. Ainda não foram contabilizados os casos leves de gripe. Desde dezembro, 68 pessoas apresentaram quadro clínico grave de gripe, sem registro de óbitos”, informou Administração à reportagem do Portal O Taboanense.
Sobre os testes para identificar a cepa da influenza H3N2, a Prefeitura informou que “o Ministério [da Saúde] e a Secretaria Estadual da Saúde não disponibilizaram testes para identificar a cepa de influenza, mas provavelmente [os casos graves registrados no município] são sim”.
A Prefeitura também informou que” Taboão da Serra não está vacinando contra a gripe, porque o município não recebeu doses do Estado.
Em nota ao Portal O Taboanense, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou que “os testes para diagnóstico de Influenza em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e as vacinas contra a gripe são adquiridos e distribuídos pelo Ministério da Saúde aos Estados. O Estado de São Paulo redistribuiu mais de 13 milhões de doses para as 645 cidades na campanha, realizada entre abril e início do segundo semestre de 2021”.
Alô Doutor
Os taboanenses que apresentam sintomas de gripe podem passar em consulta remota com médico, sem sair de casa, através do Alô Doutor.
Caso o paciente apresente sintomas de agravamento, como falta de ar ou desconforto ao respirar, deve procure atendimento médico presencial imediatamente.
Munícipes podem ligar para 4788-7700 e serem atendidos por equipe médica sem sair de casa. Serviço funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriado e ponto facultativo, das 7h às 19h.