História de Taboão da Serra, o início da construção do Ginásio de Esportes
Início das obras de terraplanagem do terreno onde foi construído o Ginásio de Esportes no Jd. Helena
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar de uma matéria de capa publicada na edição nº33 do Jornal O Cidadão, publicada em agosto de 1981. A reportagem abordou as obras de construção do Ginásio de Esportes de Taboão da Serra, naquela oportunidade a prefeitura estava encerrando a terraplanagem do terreno.
Na foto de capa do jornal é possível ver caminhões e uma escavadeira retirando terra do local. Na época o ex-prefeito Armando Andrade afirmou para a reportagem: “A empreiteira contratada deverá entregar o prédio e locais para a prática de esporte até fevereiro”.
A matéria diz: “O Ginásio, antiga aspiração da população – principalmente a juvenil – terá capacidade para 5 mil pessoas, servindo para a prática de futebol, basquete, voleibol, exibições diversas e até mesmo shows artísticos. Deverá preencher uma lacuna existente no município, onde ainda não há local adequado para a prática de esporte com total conforto, obrigando moradores a se locomoverem a outras praças”.
O ginásio foi inaugurado como previsto em 1982 e por iniciativa dos vereadores, foi nomeado como Ginásio de Esportes Armando Andrade. No ano seguinte, uma lei municipal proibiu a homenagem a pessoas vivas em prédios públicos e o ginásio ficou sem nome, conhecido apenas como Ginásio de Esportes do Jd. Helena.
Em 1994, o espaço passou a se chamar Ginásio de Esportes Ayrton Senna, em homenagem ao piloto brasileiro que faleceu no mesmo ano. Em 2013, a prefeitura realizou uma grande reforma no estádio. Até hoje, esse é o principal equipamento esportivo de Taboão da Serra.