Homens são presos com doses de vacina contra a gripe furtadas em Embu das Artes
Caso está sendo investigado pela Delegacia Central de Embu das Artes
A Força Tática da Polícia Militar prendeu nesta quarta-feira, dia 25, dois funcionários da prefeitura de Embu das Artes por desvio de vacinas da gripe na cidade.
Segundo informações da PM, durante uma abordagem realizada em uma blitz, os policiais pararam o veículo com os dois funcionários da prefeitura. Ao avistarem um isopor, encontraram oito doses de vacinas contra a gripe H1N1. Os suspeitos teriam confessado levaram as doses de uma unidade de saúde.
O caso será investigado pela Delegacia Central de Embu das Artes que trabalha com a hipótese das doses terem sido levadas da UBS do Jardim São Marcos. Um dos homens detidos seria funcionário terceirizado da saúde.
Os idosos de Embu das Artes ficaram sem doses da vacina já na segunda-feira, primeiro dia da campanha nacional. O Ministério da Saúde encaminhou um novo lote que chegou nesta quarta-feira, a vacinação prossegue normalmente até o fim da semana.
A assessoria de imprensa da prefeitura de Embu das Artes havia informado na terça-feira, dia 23, que a segunda remessa deveria ser de 4.700 vacinas, 700 dessas doses para os profissionais de saúde.
A prefeitura de Embu das Artes emitiu uma nota oficial informando o afastamento de um dos envolvidos.
Nota Oficial
O prefeito Ney Santos determinou o afastamento do funcionário, Fabiano Santos, que foi flagrado com vacinas H1N1, fora do local e horário de trabalho, sem o conhecimento da Secretaria Municipal de Saúde.
Ele foi afastado com prejuízo de perda do salário por 90 dias. Foi determinada a abertura de uma sindicância para apuração do caso.