Hospital de Campanha para combate do coronavírus será inaugurado hoje, em Taboão da Serra
A estrutura foi montada no SER – Serviço de Especial de Reabilitação, no Jd. Guaciara, e conta com 40 leitos, sendo 4 leitos de emergência
Um dos pacientes que foi a óbito estava internado no Hospital de Campanha
O hospital de campanha para o combate à Covid-19 de Taboão da Serra começa a receber pacientes nesta segunda-feira, dia 6. Montado onde antes funcionava o SER – Serviço Especializado de Reabilitação, no Jd. Guaciara, a estrutura conta com 40 leitos, 4 de emergência, irá receber pacientes de baixa e média complexidade. Se houver agravamento, serão encaminhados para hospital de referência, Unidade de Pronto Atendimento – UPA Akira Tada, até que sejam disponibilizadas vagas de UTIs reguladas pelo Estado.
A unidade passa a ser a primeira porta de atendimento de pacientes com casos suspeitos e confirmados de coronavírus. “Dentro do nosso planejamento, entraremos em uma nova fase a partir de amanhã, segunda feira dia 06 de abril. Você que mora em Taboão da Serra e está com sintomas respiratórios moderados, como febre, tosse, falta de ar, e precise buscar atendimento médico, deve procurar o Hospital de Campanha, que fica na estrada das olarias”, disse o prefeito Fernando Fernandes, em um vídeo divulgado na noite deste domingo, dia 5.
Segundo explica Fernandes, o paciente que precisar “ficar em observação e internados ficarão no hospital de campanha, o número de leitos e pontos de observação pode ser aumentado, caso seja preciso. Também estamos preparados para momentos de maior gravidade, nesse caso, iniciamos com 4 leitos de emergência que podem ser ampliados até sete. Casos graves serão transferidos para unidades de maior complexidade, como a nossa UPA e vagas regulados pelo Estado para outras UTIs”.
O prefeito Fernando Fernandes, também comunicou que a partir de hoje o PSI Santo Onofre atenderá todos os casos de pediatria. O PS Antena receberá os doentes adultos, casos como por exemplo, infartos, acidentes e partos. A UPA atenderá adultos, mas não fará internações. O setor será destinado exclusivamente aos pacientes com COVID-19.
“Nesse momento crítico concentramos todo o atendimento de pediatria no Pronto Socorro Infantil. O Antena cuidará de todas os outros casos, como infartos, acidentes, partos. A UPA manterá seu atendimento a adultos, mas não fará internações. O setor de internações ficará exclusivo aos casos de COVID19, que permanecerão lá até a transferência para outros hospitais. Dessa forma pretendemos nessa fase da contingência da pandemia, dar a melhor assistência aos nossos munícipes. Esperamos não precisar avançar ainda mais nessas medidas”, esclarece o gestor.
Fernandes ressalta a importância do isolamento social. “Precisamos que todos se conscientizem da gravidade do momento. O distanciamento social é a medida que pode ajudar a salvar vidas, de todos nós. Não só dos idosos. Mantenha uma alimentação saudável. Não esqueça da tão famosa etiqueta respiratória como cobrir o rosto ao tossir ou espirrar. Lave as mãos sempre. Água e sabão são fundamentais, caso não seja possível, use álcool em gel. Não saia na rua se não for muito necessário. Nossas equipes de saúde , de segurança e de outros serviços essenciais, estão na rua por você. Fique em casa por eles!”, finalizou.
Taboão da Serra conta com 266 casos em análise de COVID-19, 68 descartados, 51 confirmados e 5 mortes. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde na manhã deste domingo, dia 5.