Hospital Geral do Pirajuçara foi inaugurado em janeiro de 1999
Inauguração do HGP em janeiro de 1999, prefeito Fernando Fernandes discursa durante evento
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar uma série de matérias do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 777 do Jornal O Cidadão, publicada em janeiro de 1999. Entre os destaques da semana, está a cerimônia que marcou o início do atendimento no Hospital Geral do Pirajuçara.
“Uma bênção dada pelo (ainda) padre Aguinaldo marcou o início do atendimento do Hospital Geral do Pirajuçara. Na última segunda-feira, dia 25 de janeiro, o HGP iniciou as primeiras consultas”, escreveu o jornal O Cidadão na época.
O cronograma de funcionamento do tão esperado HGP começou em janeiro de 1999, mas as etapas de implantação de todas especialidades foi até abril daquele ano. Em janeiro, começou a funcionar o ambulatório de especialidades e a fisioterapia. Em fevereiro, foi a vez da radiologia (tomografia, raio-x e mamografia), além da Endoscopia.
Em março de 99, o HGP inaugurou o setor de Análises Clínicas e internações. Já em abril, o clico foi completo com as cirurgias eletivas e a inauguração da UTI do hospital, um marco na saúde da região, que na época não tinha nenhum leito especializado em Unidade de Terapia Intensiva.
“O Hospital Geral é uma vitória de todos. Temos que comemorar sua entrada em funcionamento e seu gerenciamento pela Escola Paulista de Medicina, que proporcionará qualidade de atendimento a nossos munícipes”, disse prefeito Fernando Fernandes, ainda sem eu primeiro mandato.
Fernandes fez questão de enaltecer o trabalho do Governador do Estado, Mario Covas: “Nosso governador teve a sensibilidade política e administrativa de terminar o hospital, que era uma necessidade da nossa população”, lembrou Fernandes.
Nomeado para administra o HGP, o médico Nacime Mansur declarou: “É importante que a população fique ciente da forma de funcionamento do Hospital. Neste primeiro mês não estaremos atendendo casos de urgência e emergência”, disse na época o superintendente do HGP.
O Jornal O Cidadão informou que “os encaminhamentos par ao HGP serão realizados por um clínico geral nas Unidades Básicas de Saúde, caso seja necessário o atendimento”. O HGP, desde 1999, passou a funcionar integrado com a rede municipal de saúde.