Idoso é a quinta vítima confirmada de coronavírus em Taboão da Serra
A prefeitura de Taboão da Serra divulgou neste sábado, dia 4, a quinta morte na cidade por coronavírus. Um homem de 68 anos, diabético, deu entrada na quinta-feira com em estado crônico com problemas respiratórios e faleceu no mesmo dia.
Segundo a Secretaria de Saúde, Taboão da Serra tem agora 50 casos confirmados da doença e outras 266 em análise. Em todo o Estado de São Paulo, Taboão da Serra é uma das cidades que mais registrou mortes pelo coronavírus.
Na região, Itapecerica da Serra também teve um aumento no número de casos confirmados neste sábado, passando para 12, além de uma morte de uma confirmada na quinta-feira passada. Sobre o paciente que morreu nesta quinta-feira a Autarquia de Saúde disse que as “informações permanecerão sigilosas em respeito aos familiares”.
A prefeitura de Embu das Artes fez o último balanço no dia 30 e depois disso vem se negando a fornecer informações atualizadas para os órgãos de imprensa da região. Em uma live feita no Facebook, o prefeito da cidade, Ney Santos, disse que o número de casos oficiais são oito, mas ele mesmo acredita que o número seja bem maior.
“Eu tenho certeza, pelo exemplo de Embu, que podemos multiplicar esse número por 10 vezes mais. Embu das Artes nós temos hoje oito casos confirmados, digo porque temos o teste em nossas mãos, pessoas que trabalhavam na rede pública, na rede particular de saúde e nós temos oito casos confirmado, e até agora o Estado só nos oficializou de um. Ou seja, se aqui no Embu nós temos oito casos, e o Estado só fala de um, então a mesma coisa são as mortes e os casos aí fora”.
Prevenção
Apesar do sistema de saúde ainda não estar sobrecarregado com pacientes infectados pelo coronavírus, a prefeitura já anunciou a criação de um Centro Médico de retaguarda com 40 leitos para o combate ao coronavírus no SER (Serviço Especializado de Reabilitação).
O local está sendo adaptado e irá funcionar na estrada das Olarias no Jd. Guaciara, já nos próximos dias. A prefeitura também informou que o local irá abrigar outros 17 leitos de divãs clínicos para observação de casos menos graves.
O prefeito Fernando Fernandes anunciou várias medidas de enfrentamento ao coronavírus em Taboão da Serra. Todo comércio e prestação de serviço, inclusive bares e casas noturnas, deverão permanecer fechados até segunda ordem. Os comerciantes que abrirem seus estabelecimentos poderão ter seus alvarás de funcionamento cassados.
A exceção serão os supermercados, farmácias, restaurantes, feiras livres, padarias, lanchonetes, lojas que vendem produtos para animais, açougues, postos de combustíveis, lojas de conveniência e serviço de entrega.
Fernandes lembrou que mesmo esses comércios que ficarão abertos deverão evitar aglomerações e fornecer proteção para seus funcionários e clientes, oferecendo álcool em gel e realizando limpeza redobrada. A cidade teve declarada situação de calamidade pública.