Igreja O Brasil para Cristo completa 57 anos em Taboão da Serra
O culto em celebração ao aniversário será sábado, dia 31
Pastores Rolando Tuxen, Cândido Ribeiro e Paulo de Tarso, da Igreja O Brasil para Cristo
Na próxima sexta-feira, dia 30, a Igreja O Brasil para Cristo (IOBPC) completa 57 anos de atuação em Taboão da Serra. Mas o culto em comemoração será no sábado, dia 31, às 19h30, na sede, localizada avenida José Soares de Azevedo, região central do município e terá a presença de várias igrejas da região e autoridades políticas. Todos estão convidados para a festa. O deputado federal, pastor Roberto de Lucena, será o pregador no culto de aniversário.
O ministério hoje tem mais de 400 membros em Taboão, na sede, que tem como presidente, o pastor Rolando Tuxen, “Sou o 13º pastor e nesse período estou comemorando, juntamente com minha família, 33 anos nesta igreja”, disse Tuxen.
A IOBPC uma das mais tradicionais denominações evangélicas do segmento pentecostal no Brasil, e tem como uma das características formar obreiros. Em Taboão da Serra está entre as primeiras igrejas a se instalar no município. Há relatos de que o ministério teria chegado na cidade por volta de 1959, mas não há documentos que comprovem, por isso a data oficial é 30 de março de 1961.
“O Brasil para Cristo foi um movimento muito importante no país na década de 50. Em 1954, o missionário Manoel de Melo fundou a primeira igreja no Brasil. Era um movimento de grandes concentrações, os cultos aconteciam em tendas, depois se institucionalizou e, em 1956 virou uma igreja. Rapidamente se espalhou e chegou a Taboão da Serra. Aqui a primeira tenda foi montada no Pq. Pinheiros pelo missionário, e em 1961 nasceu a primeira igreja”, relatam os pastores Tuxen e Cândido Ribeiro.
Os pastores contam que a igreja começou na casa da ex-vereadora Mariazinha Busto, na Vila Santa Luzia, com Eutmio Alves dos Santos, o primeiro pastor da IOBPC. “Nesse período também tivemos a participação do prefeito da época, Ari Daú, Na década de 60/70 ele frequentou a igreja como membro”, falou Tuxen.
O fundador da igreja em Taboão foi o pastor Eutmio Alves dos Santos. Desde que se instalou na cidade, a IOBPC sempre esteve no mesmo endereço, com o passar dos anos, o número de membros cresceu e o espaço ficou pequeno, por isso um novo templo foi construído, e hoje tem capacidade para mais de 600 pessoas.
“Durante muitos anos sofremos com as enchentes, mas resistimos, porque acreditamos que Deus tinha e tem um propósito”, lembra o pastor Cândido, que atualmente é presidente da IOBPC no bairro Vila Sônia em São Paulo.
Há 21 anos, IOBPC de Taboão mantém um curso de formação teológica. Taboão da Serra foi a primeira cidade a receber uma extensão do Instituto de Teologia do Brasil para Cristo. “Muitos pastores hoje, inclusive na cidade, se formaram no Instituto de Teologia da IOBPC. É um celeiro de pastores”, comentou Paulo de Tarso, co-pastor da IOBPC de Taboão.
O ministério também se destaca pelo movimento coordenado de evangelismo pessoal, desenvolve um importante serviço de visitas em creches, orfanatos, asilos, hospitais, casas de recuperação para dependentes químicos e outras ações sociais.
Serviço:
Igreja O Brasil Para Cristo – Culto de aniversário – 57 anos
Quando: Sábado, dia 31 de março, às 19h30
Endereço: Avenida José Soares de Azevedo, 104, Centro / Taboão da Serra