Inauguração da estação Vila Sônia está prevista para dezembro, afirma Metrô
Estação Vila Sônia está em fase de acabamento e deverá ser entregue em dezembro de 2021
Com informações de Matheus Herbert, da Gazeta de S. Paulo
O Metrô de São Paulo publicou um vídeo atualizando as obras da futura estação Vila Sônia, que fará parte da Linha 4-Amarela. A previsão é de que a inauguração aconteça até dezembro deste ano.
As imagens do vídeo são datadas do mês de abril, e mostram os trabalhos de acabamento. Além disso, também é possível ver o sistema elétrico e os tuneis. (Veja vídeo abaixo).
De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, a empresa responsável por implantar o sistema de sinalização no trecho em construção sofreu atrasos em seu cronograma de trabalho devido à pandemia do coronavírus.
Por essa razão a fornecedora disse que a estação poderia ser entregue apenas em junho do ano que vem, mas com esforços conjuntos da concessionária e do governo do Estado de São Paulo, foi confirmado a entrega para dezembro deste ano.
Expansão até Taboão da Serra
No início de maio, o secretário Alexandre Baldy respondeu um usuário do Metrô no Twitter, dizendo que no momento a prioridade é inaugurar a estação Vila Sônia e em seguida pensar na expansão até Taboão da Serra. “Nosso objetivo é entregar a Estação Vila Sônia da Linha 4-Amarela este ano. Após concluirmos, o desafio de Taboão será a prioridade”, escreveu.
Um novo contrato firmado pelo Governo do Estrado com a concessionária ViaQuatro possibilita que a empresa possa assumir a expansão e modernização do ramal metroviário, o que poderá viabilizar a extensão da Linha 4 até Taboão da Serra. Acima disso, será preciso que os dois entrem em acordo, que é o cenário de uma possível expansão.
A ViaQuatro poderá desenvolver estudos e projetos, apresentar os custos estimados ao governo. Se não houver acordo, a concessionária será ressarcida. Para o metrô chegar até Taboão da Serra, será necessário antes, concluir a estação Chácara do Jóquei e Taboão da Serra.
Promessa antiga
As primeiras notícias sobre a estação Taboão da Serra vieram à tona em 2010, quando era previsto que o ramal chegaria à cidade já em 2014. No ano passado, o então candidato, e agora governador João Doria, em visita à região, chegou a prometer a obra.
A chamada fase 3 conta com 2,7 quilômetros a partir do futuro terminal Vila Sônia. A extensão até Taboão da Serra, com uma parada intermediária, foi prometida também em anúncio do governador Geraldo Alckmin em maio de 2012, a um custo de 1,2 bilhão de reais.
Em 29 de julho de 2014, um vídeo foi publicado pela ViaQuatro com os detalhes da extensão até Taboão. O novo trecho beneficiará cerca de um milhão de pessoas, a maioria de baixa renda, dando melhor acesso a novos empregos e educação.
Hoje, entre Taboão da Serra e o centro de São Paulo, uma pessoa gasta 1h35; com a extensão da linha, esse tempo cairá para 24 minutos.