Inauguração do Fórum em 1990 foi passo importante para criação da Comarca de Taboão da Serra
Fachada do novo Fórum de Taboão da Serra em 1990. No detalhe, momento da cerimônia de inauguração
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 372 do Jornal O Cidadão, publicada em setembro de 1990. Entre os destaques da semana, a inauguração do Fórum de Taboão da Serra.
No dia 24 de agosto de 1990, o Fórum de Taboão da Serra foi inaugurado na rua Mario Latorre, Nº 96, local que funciona até hoje. A solenidade teve início às 18h30 e reuniu lideranças políticas e do judiciário. Na época, Taboão da Serra tinha 220 mil habitantes e ainda respondia para a Comarca de Itapecerica da Serra.
O mestre de cerimônia, o jornalista Antonio Estriba de Almeida, abriu a solenidade: “Senhores Juízes, Senhores Promotores, Senhor Prefeito, autoridades presentes, senhoras e senhores. A sociedade de Taboão da Serra aqui presente a este importante acontecimento está reunida em sessão solene para a entrega oficial do Fórum taboanense que abriga as 1ª e 2ª varas Distritais de Taboão da Serra”.
A obra foi realizada em tempo recorde pelo então prefeito Armando Andrade depois que o antigo prédio onde funcionava o Fórum de forma improvisada foi destruído por um temporal em janeiro de 1989. Nesse período, “os serviços forenses funcionaram no prédio do Cemur, improvisação agora corrigida com a entrega deste novo prédio construído pela Municipalidade”.
Com a inauguração do Fórum, um prédio adequado, Taboão da Serra passou a se “candidatar” para virar Comarca. Acontece que a cidade só atingiu esse status em 2005, após a ampliação do prédio para a instalação da 3ª e 4ª vara distrital. Taboão da Serra passou a aser comarca em 18 de fevereiro de 2005.
A placa de inauguração foi descerrada pelo desembargador Aniceto Lopes Aliende, presidente do Tribunal de Justiça, pelo secretário de Estado da Justiça, Rubens Approbato Machado, pela Dra. Claudia Griecco, juíza e primeira diretora do Fórum e pelo prefeito Armando Andrade.