INSS vai dar orientações ao público neste sábado na rua Barão de Itapetininga na capital
Instituto vai orientar sobre benefícios previdenciários, contribuição e canais remotos de atendimento neste sábado, dia 24, na região central de São Paulo
A agência do INSS está localizada na rua Barão de Itapetininga, região central de São Paulo
O INSS vai atender o público no próximo sábado, dia 24, das 10h às 15h, na rua Barão de Itapetininga, região central de São Paulo, próximo à avenida Ipiranga e perto do metrô República. O Mutirão Social Rua Cidadã está sendo promovido pela Rede Social do Centro, para a população em geral, e vai ocorrer na rua Barão de Itapetininga entre a rua Conselheiro Crispiniano e a avenida Ipiranga.
O Mutirão Social terá a participação de diversos órgãos públicos, como o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura, a Defensoria Pública e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Também estarão presentes ONGs e entidades que vão promover apoio a imigrantes, orientação jurídica, vacinação, saúde bucal e medição de pressão e glicemia, entre outras atividades.
Atendimento do INSS – Nesses eventos, são comuns dúvidas sobre como contribuir à Previdência, principalmente em categorias como microempreendedor individual (MEI) ou facultativo de baixa renda (dona de casa), e sobre regras de concessão de aposentadorias, pensões e auxílios, entre outros benefícios previdenciários. Os servidores do INSS também vão orientar sobre a utilização do site gov.br/meuinss e o aplicativo Meu INSS para celular.
Pela internet, é possível realizar a grande maioria dos serviços do INSS. Os mais comuns são a emissão do extrato previdenciário (CNIS), que permite verificar as informações fornecidas pelas empresas em que a pessoa trabalhou e contribuições recolhidas ao INSS por conta própria, a simulação de aposentadoria (para calcular quanto tempo falta para se aposentar e valor do benefício), além de requerimento e agendamentos de benefícios.
A ação do INSS é promovida pelo Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto, que tem o objetivo de disseminar o conhecimento previdenciário, por meio de parcerias e ações educacionais.