Integração da frota nacional faz multas aplicadas fora do Estado chegarem
A partir deste ano todas as multas aplicadas em veículos que estiverem fora de seu estado de origem serão remetidas para os seus devidos destinos. Demorou, mas a integração da frota nacional já é uma realidade e promete surpreender especialmente os condutores que agem com negligência por estarem fora de suas cidades. Graças a convênios firmados entre os estados, até mesmo as multas que já iriam prescrever serão cobradas. A medida promete surpreender muitos motoristas.
Há poucos anos quando um motorista era multado fora do estado de origem do emplacamento do veículo nada podia ser feito. A impunidade era certa e por isso mesmo muitos cometiam abusos quando viajavam para fora, ou até mesmo quando o emplacamento era de outro local.
Dados oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam que o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) já tem a participação das 27 unidades da federação. O estado de Tocantins foi o último a ingressar no sistema de integração da frota nacional.
Segundo o Denatran, atualmente o Brasil tem 46.256.874 veículos, sendo que mais de 33% estão registrados no Estado de São Paulo. O Renainf permite aos órgãos integrados aplicar multas a partir das placas de veículos cadastradas em qualquer uma das 27 unidades da Federação (Estados mais Distrito Federal).
O sistema foi implantado em 2004, participam do registro 27 Departamentos Estaduais de Trânsito, além da Polícia Rodoviária Federal. De janeiro de 2004 a março de 2007, foram registradas 3.988.190 infrações. São Paulo é o Estado que mais tem recebido motoristas infratores, totalizando 38% das multas.
› O texto segue as regras ortográficas da língua portuguesa vigentes na época da sua publicação
Já os veículos licenciados no Paraná estão entre os que mais cometem infrações em outros Estados (um total de 20% das infrações registradas pelo sistema). O Paraná é seguido por Minas Gerais (16,5%), São Paulo (14,6%) e Santa Catarina (8,7%).
De acordo com o Denatran, um veículo cujo emplacamento foi feito no Estado de Alagoas é o campeão das multas. O condutor do mesmo terá de responder por mais de 800 infrações, cometidas em vários estados do Brasil.