Internações por Covid-19 aumentaram 250% nos últimos 15 dias em Taboão da Serra
A escalada da variante Ômicron em todo país nas últimas semanas preocupa especialistas e vem lotando a rede de atendimento. Em Taboão da Serra o número de internações cresceu 250% entre 11 de janeiro de 25 do mesmo mês. O número de casos pode ser ainda maior, já que alguns pacientes são transferidos para outras unidades do Estado.
Os dados são baseados nos boletins diários apresentados pela prefeitura de Taboão da Serra. No dia 11 de janeiro, a UPA Akira Tada tinha apenas seis pacientes internados. Passados 15 dias esse número saltou para 21. O número de casos é bem maior, já que parte dos moradores da cidade procuram a rede particular ou unidade em outros municípios.
O número de casos confirmados também disparou há 15 dias o número oficial era de 16.975, na terça-feira, dia 25, o número de casos foi para 17.626, lembrando que Taboão da Serra nesse período ficou sem os kits de teste que não foram enviados pelo Ministério da Saúde, deixando de realizar a testagem em massa.
Devido a vacinação avançada em Taboão da Serra os casos de morte não vem acompanhando o mesmo ritmo do aumento de internações. Oficialmente nos últimos 15 dias, uma morte foi registrada na cidade mesmo com a disparada no número de infectados e internados.
No dia 11 de janeiro, Taboão da Serra havia chegado a 486.437 doses aplicadas, entre 1ª e 2ª imunização, dose de reforço ou dose única. Dia 18 esse número subiu para 497.422 e agora, no dia 25, essa marca chegou a 508.117.
Em entrevista ao Portal O Taboanense, o secretário de saúde Taboão da Serra, José Alberto tarifa, disse que “os casos de COVID estão crescendo, mas estão menos agressivos. Logicamente a vacinação tem um componente muito importante na baixíssima letalidade dessa nova onda, que aparece com a variante Ômicron. Com a nossa população protegida pela vacina, estamos conseguindo passar por essa nova onda com mais tranquilidade do que nas duas anteriores”.
A vacinação em Taboão da Serra chegou a uma importante marca na semana passada: O público alvo adulto (maiores de 12 anos), ou seja, mais de 212 mil moradores, já chega a 96,8% vacinados com a primeira dose e mais de 91% com a segunda dose.