Internautas elegem saúde e segurança como prioridades para 2006
Pronto Socorro Akira Tada: população quer saúde como prioridade em 2006
A enquete realizada pelo Portal O Taboanense no mês de dezembro e início de janeiro terminou nesta última sexta-feira, dia seis, e apontou quais, na opinião dos internautas que navegam pelo site, são as prioridades do Governo Municipal para 2006. Disparada em primeiro lugar, a melhoria da saúde pública foi a opção escolhida por 48,89% dos votantes.
Participaram da enquete do Portal O Taboanense 1.777 internautas que mostraram o seu descontentamento com a qualidade da saúde pública nos postos de saúde, unidades básicas e prontos socorros da cidade. Na enquete realizada em 2004, os munícipes também elegeram a saúde pública como prioridade para 2005 com 53% dos votos.
Segundo Maruzan Corado, Coordenador da Prefeitura, o governo municipal está empenhado na melhoria do atendimento aos moradores da cidade. “Esse ano vamos investir na compra de novos equipamentos e na reforma dos postos de saúde, tenho certeza que a população irá sentir em breve uma melhora no atendimento, esse é o compromisso da administração”, afirmou.
O orçamento municipal prevê 43 milhões de reais em investimentos apenas em 2006. A contratação de novos médicos e enfermeiros não está descartada. A informatização do sistema municipal de saúde é um dos passos que o prefeito Evilásio Farias pretende implantar neste ano.
Em segundo lugar ficou a opção segurança pública, com 22,96% da vontade dos internautas como a área que deve receber prioridade neste ano. “Já fui assaltada diversas vezes pelos mesmos bandidos, não tenho tranqüilidade para trabalhar e tenho medo de sair de casa”, confessou a comerciante Josefina Arruda, proprietária de uma pequena papelaria.
Resultado final da enquete
No último dia dois o governador Geraldo Alckmin assinou um decreto criando um novo distrito policial em Taboão da Serra, na região do Pirajuçara. A prefeitura deverá abrir, em meados de fevereiro, um concurso público para a contratação de mais 60 Guardas Municipais, aumentando o efetivo para quase 200 homens. O orçamento municipal para segurança pública é de cinco milhões de reais.
Educação não é preocupação
As opções de saúde e segurança somadas representam 71,86% da preocupação da população taboanense para este ano. Apesar de aparecer em terceiro lugar, a educação não é uma preocupação para os internautas do Portal O Taboanense.
Apenas 11,11% dos votantes apontaram a área como fundamental. O governo municipal destinou a maior verba para a pasta de educação.Neste ano serão investidos mais de 54 milhões de reais nesta área.
Buracos e reclamações
Quase empatado com educação, o quarto lugar na prioridade dos internautas é o tapamento de buracos e o recapeamento de ruas e avenidas. 7,41% dos moradores que participaram da enquete acham que a prefeitura deveria ter como foco principal para este ano esse serviço.
“Eu já quebrei uma roda em um buraco na avenida José André de Moraes, no Jd. Monte Alegre. Pneus furados eu já perdi a conta, a situação piora nesta época de chuva e a prefeitura precisa ser rápida, o que não está sendo”, reclama o contador José Diniz.
Trânsito e Transporte aparece em quinto lugar com 5,19% das opiniões. As mudanças feitas no ano passado pela prefeitura foram elogiadas pelos moradores. “Ficou perfeito, os congestionamentos praticamente foram zerados, o Evilásio está de parabéns”, afirmou a farmacêutica Kátia Nishi.
A área de Cultura foi citada por 4,44% dos internautas e, curiosamente, ninguém votou na opção esporte e lazer. Segundo Carlos Espanha, editor de conteúdo do Portal O Taboanense, essa enquete não possui valor científico, trata-se apenas de uma amostragem da opinião dos internautas que navegam pelo site. “Pode ser um bom termômetro para a prefeitura, mas não são dados que possuem amostragem científica”, lembra.