Isolamento social continua baixo em Taboão da Serra e preocupa autoridades
O número de moradores de Taboão da Serra que aderiram ao isolamento social, medida importa pelo Governo do Estado para diminuir o número de casos de coronavírus em São Paulo, continua muito abaixo do esperado. No fim de semana, mais uma vez o município registrou índices que preocupam as autoridades. No sábado, apenas 48% das pessoas ficaram em suas casas. No domingo o número subiu para 50%.
Durante o mês de abril, aos fins de semana, Taboão da Serra teve índices razoáveis como 60% e 59% de adesão ao isolamento social. Os números de casos na cidade já passam de 300 e os hospitais estão trabalhando próximo de sua capacidade máxima. Pode haver um colapso no sistema de saúde da Grande São Paulo.
O prefeito Fernando Fernandes também defendeu o isolamento como forma de prevenção ao coronavírus. “A economia é extremamente importante, não tenho dúvida, mas muito mais importante, especialmente para mim, que sou médico, é preservar vidas e o distanciamento social é a melhor forma de evitar a doença”, disse.
No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
“É importante que as pessoas sigam a recomendação médica e de saúde: fiquem em casa. Se vocês ficarem em casa, vão proteger as suas vidas, as vidas dos seus familiares e vão nos ajudar também a passarmos rapidamente por essa crise no âmbito da saúde, no âmbito social e no âmbito econômico também”, afirma o Governador João Doria.