Itapecerica da Serra completa 145 anos de emancipação político-administrativa
Cidade de Itapecerica da Serra completa 147 anos, dia 8 de maio
A cidade de Itapecerica da Serra completa neste domingo, dia 8, 145 anos de emancipação político-administrativa. Durante todo o mês a prefeitura promoverá diversos eventos e atividades.
Comemoração
A banda Falamansa vai realizar um show em comemoração aos 145 anos de emancipação político-administrativa de Itapecerica da Serra. O grupo de forró vai embalar o público com hits como Xote da Alegria e Rindo à toa, entre outros sucessos.
O evento acontecerá no sábado, dia 14 de maio, a partir das 20h no Centro Poliesportivo Antônio Baldusco, às 20h.
História
O município possui uma vasta área verde, com belas paisagens. De acordo com o IBGE, em 2017 a população da cidade estava estimada em 170 mil habitantes. A superfície é de 1.006 km² e a altitude de 920 metros. A economia do município se baseia na extração mineral (grafite), na agropecuária e no turismo.
Nascida no final do século XVII e situada no coração do Vale do Itapecerica no Centro-Oeste de Minas, a cidade foi o décimo município criado na Capitania de Minas Gerais, atualmente estado de Minas Gerais.
O nome da Itapecerica deriva do tupi, que significa “pedra escorregadia”. Uma lenda da região conta que dois índios passeavam pela cidade, quando um dos índios escorregou e gritou: “ita”, o outro índio gritou em seguida: “pecerica!”, ou “pycyryca!”. Ainda é possível ver, o que sobrou da pedra lisa na Rua Henrique Soter Fernandes, próxima ao Largo da Matriz. Cidade católica, fundada por jesuítas, foi habitada por aldeias indígenas. A padroeira do município é Nossa Senhora dos Prazeres.
Itapecerica da Serra, se emancipou do antigo município de Santo Amaro, em 8 de maio de 1877. Em 1908, a cidade promoveu a primeira corrida oficial de automóveis do Brasil, que aconteceu em 26 de julho, organizada pelo Automóvel Club de São Paulo. Mais de 10 mil pessoas assistiram, Sílvio Álvares Penteado, pilotando um Fiat de 40 cavalos, vencer a corrida.
Em 1944 o município acrescentou o “da Serra” ao nome em alusão à sua topografia e para distinguir-se do município mineiro de igual nome, passando a se chamar Itapecerica da Serra.
Em 1959 foi criada a comarca de Itapecerica da Serra, composta pelos municípios de Embudas Artes, Embu Guaçu, Juquitiba e Taboão da serra, a cidade de São Lourenço da Serra que em 1991 se emancipou da cidade de Itapecerica.
Atualmente o prefeito da cidade é o Francisco Nakano, eleito com 47,81% dos votos, ele ocupa o cargo pela primeira vez. O município ganhou um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O terreno doado pelo prefeito está localizado na Rodovia Armando Salles e possui aproximadamente 21 mil m². Inicialmente o local terá 3 mil metros quadrados de construção, sendo que o Instituto deverá atender 1.200 alunos. Em 2013 a cidade inaugurou seu primeiro shopping center, o Itapecerica Shopping. E em breve o município terá uma unidade do Poupatempo.