Itapecerica da Serra confirma a primeira morte por coronavírus no município
A Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra confirmou nesta quinta-feira, dia 2, a primeira morte em decorrência ao coronavírus na cidade. Segundo a prefeitura, existe um outro óbito suspeito que está em investigação. Na região, Taboão da Serra registrou duas mortes de pacientes infectados com o Covid-19 e Embu das Artes outras três.
Sobre o paciente que morreu nesta quinta-feira a Autarquia de Saúde disse que as “informações permanecerão sigilosas em respeito aos familiares”. Em nota o órgão lamentou a morte do morador de Itapecerica da Serra: “prestamos as mais sinceras condolências às famílias das vítimas, os nossos pensamentos e profundos sentimentos estão com toda sua família neste momento de dor e angústia”.
Itapecerica da Serra tem até hoje oito casos confirmados de coronavírus. O número de casos descartados subiu para 28. A prefeitura insiste que as pessoas “fiquem em casa e contribua no combate ao contágio do coronavírus em nosso Município”, disse através de nota oficial.
Medidas protetivas
A Prefeitura de Itapecerica da Serra e a Autarquia de Saúde estão intensificando as ações de combate ao Coronavírus. A Rede Municipal se preparou para enfrentar a pandemia e a cidade contabiliza importantes ações de prevenção.
• Todas as Unidades de Saúde estão funcionando como pontos de Vacinação contra a Gripe e atendimento às suspeitas de Coronavírus;
• O CEM – Centro de Especialidades Municipal foi transformado no Centro de Referência do Coronavírus;
• Foi aberto Processo Seletivo para contratação médicos, enfermeiros, enfermeiros obstetra, fisioterapeutas e auxiliares de enfermagem;
• Higienização completa da região de atendimentos aos casos suspeitos do Coronavírus, pontos de ônibus e vias importantes de todos os bairros da cidade.
Quem apresentar sintomas ou precisar tirar dúvidas sobre contágio e procedimentos a serem adotadas para higiene e cuidados gerais deve ligar para os telefones 4668-9333 / 4668-9431 ou 4668-9443, para uma pré-consulta virtual.
Prevenção
• Fique em casa e colabore para que os índices de contágio na cidade continuem mínimos.
• Confira algumas ações importantes que devem ser tomadas por todos neste momento:
• Lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las;
• Utilizar álcool gel nas mãos e também para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc;
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal. Cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo;
• Máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por pessoas diagnosticadas com o Coronavírus e profissionais que atuam junto destas.
Atenção, se estiver apresentando febre (+37,8) e dificuldade para respirar, procure o Centro de Referência do Coronavírus ou a Unidade de Saúde mais próxima.