Itapecerica da Serra: Escola de Educação Especial Arco-Íris ganhará nova sede
Novo complexo contará com duas alas; uma voltada para aulas, e outra dedicada a atendimentos de saúde
A cidade de Itapecerica da Serra terá em breve uma nova unidade de educação especial. A Escola Municipal de Educação Especial Arco-Íris, que atualmente funciona no centro da cidade, terá uma nova sede, mais completa e que abrigará duas alas, uma delas, será voltada para as aulas e atividades educacionais e outra direcionada a atendimentos de saúde para os alunos.
Com uma área de 9.352,97 m² e construções que totalizam 5.936,31m², o projeto é uma realização da Prefeitura de Itapecerica, na qual estão sendo utilizados recursos da municipalidade e parte do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
O prédio (localizado na Estrada Benedito Pereira Rodrigues, 315 – Lagoa, com acesso também pela Rodovia Armando Salles, 3999) será dividido em duas alas: A e B. Na Ala A, ficará a Escola Municipal de Educação Especial Arco-íris, com aproximadamente 13 salas de aula, além de refeitório, banheiros e a parte administrativa. Essa ala atenderá até 350 alunos da Educação Especial, divididos em dois turnos.
Já a Ala B, abrigará a Saúde Escolar, que realizará acolhimentos voltados ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, nas seguintes áreas: Fisioterapia (com uma clínica de estimulação), Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicologia. Esse setor contará também com um consultório dentário, sala de enfermagem, salas para atendimentos em grupos e individual e a parte administrativa. Serão por volta de 450 alunos de toda a Rede Municipal de Educação recebidos por mês na Saúde Escolar.
O complexo contará ainda com uma quadra poliesportiva, piscina, auditório, salas para oficinas de artes e culinária, além de espaço para horta. A previsão de término é para 10 de março 2023, com vigência da ordem de serviço para até 11 de setembro 2023.
Segundo a Secretaria de Educação, “devido aos efeitos econômicos da pandemia do coronavírus, que afetou fortemente as obras de construção civil, a jornada de trabalho e os funcionários foram reduzidos. Além do aumento de custos e da imprevisibilidade dos principais insumos produtivos, principalmente aço e concreto, tais motivos afetaram o andamento do fluxo normal dos serviços. A partir de 2021 o governo municipal reuniu-se com a empresa para corrigir os desequilíbrios econômico-financeiros e restabelecer a normalidade da construção”.
Após a conclusão, a unidade atual (localizada na Rua Treze de Maio – Centro) passará por estudos para que se torne um Polo Específico do Atendimento Educacional Especializado para as deficiências: visual/cegueira; auditiva/surdez, além dos demais alunos do AEE da Região Central. Há análises também para adaptação do espaço para uma creche.